A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

sábado, 30 de abril de 2011

Dia da Mãe

Amanhã, dia 1 de Maio comemora-se o Dia da Mãe.

O dia da Mãe era já festejado na Grécia Antiga e em Roma. Quer os gregos, quer os romanos celebravam o Dia da Mãe em homenagem à mãe dos seus deuses, Rhea, na Grécia Antiga e Cybele, na Antiga Roma.

O “Dia da Mãe” tal como o conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos da América através de Anna Jarvis.

Em 1904, quando a sua mãe faleceu, decidiu homenageá-la chamando a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães.
A campanha movida por Anna Jarvis ocasionou que em 10 de Maio de 1907 se tenha celebrado pela primeira vez o Dia da Mãe em Grafton e que em 1911 tivesse sido celebrado em praticamente todos os estados norte-americanos. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o “Dia da Mãe”.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

Em Portugal, o Dia da Mãe era festejado no dia 8 de Dezembro, dia religioso, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Actualmente, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

A Biblioteca Escolar não ficou alheia a esta homenagem.

Assim procedeu-se à recolha de uma mostra de livros dedicados à Mãe, que se encontra exposta na Biblioteca.


A professora bibliotecária leu às crianças da sala 2 do Jardim-de-Infância e aos alunos do 2º ano, turma A o livro de Ana Faria intitulado “Um livro sobre a minha Mãe”, da Editora Livros Horizonte, que foi escrito em homenagem à sua própria mãe.


Da leitura e exploração do texto as crianças reconheceram na mãe descrita pela autora a sua própria mãe, testemunhando assim a universalidade do que é ser mãe.

No âmbito do Plano de Ocupação dos Tempos Extracurriculares (P.O.T.E) foram desenvolvidos trabalhos subordinado ao tema “Ser Mãe é…”


Para todas as mães dos nossos alunos o “ fora de porta” deseja um Dia da Mãe muito feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário