A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

domingo, 1 de maio de 2011

Feira do Livro - Encontro com a escritora Sara Rodrigues


No dia 31 de Maio iremos receber a escritora Sara Rodrigues na nossa escola. Esta visita antecede a abertura da Feira do Livro.

Na Biblioteca Escolar irá decorrer duas sessões com a autora:
• uma às 10,00 horas que conta com a participação das crianças do pré-escolar e do 1º ano;
• outra, às 11,00 horas, que conta com a participação dos alunos dos restantes anos do 1º Ciclo do Ensino Básico.


Este encontro com a escritora realiza-se após os alunos lerem diferentes histórias do livro intitulado “100 Histórias do Outro Mundo”.

Para escrever estas 100 histórias, diz-nos a Autora que criou «100 mundos, povoados de criaturas diferentes, com formas e cores que nunca vimos, e sabores que nunca experimentámos. Mundos de pernas para o ar, onde se existe de outras maneiras.» E, convidando o leitor a «sonhar e embarcar nesta aventura interplanetária», a Autora acaba por desafiá-lo a imaginar ainda mais mundos diferentes para além dos 100 aqui apresentados. «Podes ir até onde a tua imaginação te levar…», incita a Autora.1


Neste mês toda a escola irá preparar com entusiasmo o encontro com a escritora.

Sara Rodrigues aos 6 anos sonhava ter 100 filhos e 11 profissões. Filhos tem 4. Profissão escolheu apenas uma: escritora. Porque percebeu, com o tempo, que a única forma de ser tudo o que gostaria de ser e viver todas as vidas que gostaria de viver, era através da escrita…

Esta entrou na sua vida quando escreveu, aos 6 anos, o seu primeiro “livro”, para oferecer à professora, e decidiu nessa altura que queria ser escritora.2

Encheu cadernos e cadernos de histórias, algumas premiadas em concursos literários, e aos 20 anos publicou os seus dois primeiros romances. Acabou por enveredar pela área do guionismo e, durante os anos que se seguiram, participou na escrita de várias novelas e séries para televisão.

Trabalhou como ghostwriter para algumas editoras, e criou a marca “O Livro da Minha Vida”, que se dedica à escrita de livros personalizados com edições limitadas (www.olivrodaminhavida.com).

A maternidade fê-la render-se à literatura infanto-juvenil, e escreveu alguns volumes das colecções “Morangos com Açúcar” e “Os Contos da Floribella” (adaptados de séries nas quais trabalhou).

Em 2005 lançou a colecção “Clássicos a Brincar”, com Cristiana Resina, e mais tarde “Leo, o Menino do Circo” e “Maria e Sebastião”, todas com vários títulos publicados.

A colecção “Maria&Sebastião” surgiu de uma parceria com a ilustradora Cristiana Resina, que é mãe de uma Maria. Sara Rodrigues é mãe de um Sebastião, e esta colecção é dedicada aos dois. Conta a história de dois irmãos e do seu gato Azul que, enquanto dormem a sesta, vivem grandes aventuras na sua cama mágica. Pretende ser um apelo à imaginação dos mais novos, transmitindo-lhe ao mesmo tempo conteúdos pedagógicos adequados à sua idade.

Muitas outras histórias povoam o imaginário de Sara Rodrigues e aguardam vez para se transformarem em livros, que a Autora dedica sempre aos seus quatro filhos e seis sobrinhos – a sua grande fonte de inspiração.

Podes adquirir os livros: “100 Histórias do outro mundo”,"Os Miaus ", "Auto da Barca do Castigo"e “Eurico, o insecto”, na nossa Biblioteca e no dia 31 de Maio, quando da visita da escritora, podes pedir-lhe o autógrafo.

Para obteres mais informações sobre Sara Rodrigues consulta o site da escritora no seguinte endereço:
http://www.sararodi.com/


1 In: “RODRIGUES, Sara; 100 Histórias do outro mundo; Lisboa, Editora Asa, 2010, 208 páginas
2 In: Site da escritora Sara Rodrigues – http://www.sararodi.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário