A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quinta-feira, 31 de março de 2011

Veste-te de azul?

No dia 2 de Abril assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.
A data, instituída pela ONU em 2007, pretende ser um marco na sensibilização e na homenagem a todas as pessoas e respectivas famílias que todos os dias vivem esta realidade, enfrentando muitas dificuldades e discriminações.
Os alunos que frequentam a Unidade de Ensino Estruturado e a equipa de docentes de Educação Especial apelam a todos os cidadãos que se solidarizem com este dia, vestindo-se de azul.
Porquê vestir azul, no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo?
Saiba a resposta consultando o seguinte endereço:
http://infoativo.defnet.blogspot.com/

terça-feira, 29 de março de 2011

Feira do Livro Usado

No decurso da Semana da Leitura irá decorrer entre 30 de Março e 5 de Abril, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h30 uma feira do livro usado na Biblioteca.
Esta feira só se tornou possível graças à participação dos pais e encarregados de educação que contribuiram com a doação de livros usados, mas em bom estado de conservação. A todos o "fora de porta" presta a devida homenagem e apresenta os mais sinceros agradecimentos.
Estão colocados à venda 246 livros, cujos preços oscilam entre 20 cêntimos até 2 euros, bem como um conjunto de peças produzidas pelos nossos alunos: porta-lápis, porta-chaves, marcadores de livros e quadrinhos, estes últimos com a colaboração dos alunos da Unidade de Ensino Estruturado.
Toda a população de Lousa é convidada a visitar-nos e a participar neste evento.
Para já ficam algumas imagens dos produtos à venda e dos seus criadores:

Há mais novidades na Biblioteca

Uma "onda" positiva bafeja a Biblioteca Escolar pois foi agraciada com a oferta por parte da Junta de Freguesia de Lousa, através da figura do Ex.mo Senhor Presidente, de um novo computador.
Tal facto suscitou o entusiasmo dos nossos alunos.
Para que a alegria seja completa só falta a ligação na Biblioteca à Internet, a qual possibilitará a realização de trabalhos de pesquisa responsáveis pelo aprofundamento e enriquecimento das aprendizagens.
Esperemos que seja breve a sua concretização.

domingo, 27 de março de 2011

Semana da Leitura 2011

A Semana da Leitura decorre entre 21 e 30 de Março.
Este ano o mote para a Semana da Leitura foi a relação Leitura - Energia - Floresta. Conjuga-se, deste modo a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a crescente preocupação que as sociedades modernas manifestam em relação à sustentabilidade do Planeta e à necessidade de investir em energias renováveis, mais limpas e seguras.
Foram programadas diversas actividades que se apresentam no folheto que se segue:


Como sensibilização os alunos da turma do 1º/4º ano, apoiados pela nossa assistente Carla criaram um cartaz alusivo à importância da leitura.

Ainda, reflectindo sobre a importância da leitura, foi criado um painel colectivo, no qual os alunos do 1º Ciclo e do Pré-escolar foram desafiados a completar a frase "A Leitura é importante porque...". Para tal contou-se com o apoio dos docentes e dos pais e encarregados de educação.
Fica aqui o registo do trabalho final:


Momento de Leitura com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Lousa


Conforme o estabelecido no programa de actividades da Semana da Leitura, na manhã do dia 24 de Março o Ex.mo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Lousa veio à nossa biblioteca para ler duas histórias aos nossos alunos.
Na primeira sessão, efectuada para as crianças que frequentam o Jardim-de-infância, na qual também assistiram alguns alunos da turma do 1º/4º ano, o Sr. Presidente leu a história de Steve Smallman e Tim Warnes intitulada “Barriguinha”.
Na segunda sessão, destinada aos alunos das turmas do 2º/3º/4º ano e do 3º A, o Sr. Presidente leu a história “A maior flor do mundo”, escrita por José Saramago.
O “fora de porta” agradece a valiosa colaboração do Sr. Presidente da Junta de Freguesia que despendeu o seu tempo na concretização desta actividade que promove a leitura e já que as suas palavras não podem ficar registadas, pelo menos ficam as imagens da curta-metragem de animação baseada no livro "A maior flor do mundo" de José Saramago.

A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.


Eis algumas imagens desses momentos:

Sessão de contos tradicionais com António Fontinha

No dia 24 de Março, à tarde, recebemos a visita do contador de histórias tradicionais António Fontinha, que realizou uma sessão de contos para os alunos das turmas 1ºA, 2ºA e 1º/4º anos. Todas as turmas assistiram acompanhadas pelos respectivos docentes e pela professora coordenadora deste estabelecimento de ensino.
António Fontinha contou “A História da Boneca” e “A História do Rouxinol”. Entre ambas as histórias os alunos foram convidados a participar num jogo de Adivinhas, assim foram apresentadas duas adivinhas que suscitaram o entusiasmo dos alunos que prontamente responderam às mesmas.
Desta actividade fica a apresentação das fotografias de alguns dos momentos registados.


Visita à Biblioteca Escolar dos alunos da escola EB1/JI de Cabeço de Montachique


Ainda no âmbito da Semana da Leitura a nossa biblioteca recebeu a visita dos alunos, e respectivas docentes, que frequentam a escola EB1/JI de Cabeço de Montachique, a qual não possui biblioteca escolar.
Assim foi com entusiasmo e muita surpresa que os alunos viram as instalações da Biblioteca Escolar da EB1/JI de Lousa e rapidamente decidiram explorar os livros e os recursos multimédia e audiovisuais.
Coube à professora coordenadora da EB1/JI de Lousa, professora Laura Leitão, fazer as honras da nossa Biblioteca, pois que à mesma hora a professora bibliotecária estava a acompanhar o contador de histórias António Fontinha na escola EB1/JI de Loures.
A Professora Laura Leitão apresentou o conjunto de livros que fazem parte do saco livreiro previamente organizado para ser entregue às docentes da escola EB1/JI de Cabeço de Montachique.
As docentes, aproveitando o facto de se encontrarem na Biblioteca Escolar, leram uma história às crianças e por fim, foi distribuído a cada visitante umas pequenas lembranças para que este dia não fique só na memória.
O “fora de porta” fica a aguardar a próxima visita. Até lá, apresenta-se alguns destes momentos:



Outras actividades desenvolvidas


Na Semana da Leitura foram lançados dois concursos “À descoberta do Autor Misterioso” e “À Procura do Livro Perdido”.

No concurso “À Descoberta do Autor Misterioso” participaram 14 alunos, dos quais 1 aluno frequenta o 2º ano; 8 alunos, o 3º ano e 5 alunos, o 4ºano. Todos os participantes descobriram o autor misterioso, mais propriamente a autora, dado tratar-se da escritora Luísa Ducla Soares.

No concurso “À Procura do Livro Perdido” participaram 20 alunos distribuídos pelo 2º ano (1 aluno), 3º ano (11 alunos) e 4º ano (8 alunos). Neste concurso 19 alunos encontraram o livro perdido.
O livro perdido correspondia ao livro de José Fanha, intitulado “A Porta”.

Foi ainda divulgado os leitores, as turmas, os autores e títulos mais lidos desde o início do 2º Período.
Está assim de parabéns a aluna Verónica Francisco, do 4º ano, turma 2º/3º/4º como a nossa “Leitora+”; o leitor que ocupou a 2ª classificação foi Tiago Matias, do 4º ano e também da turma 2º/3º/4º; a 3ª classificação foi obtida pela aluna Catarina Silva, do 2º ano e da mesma turma.
A turma que se destacou pelo maior número de empréstimo foi a turma do 2º/3º/4º, da professora Assunção, que assim ocupou a primeira posição; o 2º lugar foi obtido pela turma do 3º A, da professora Gisela e o 3º lugar pela turma do 2º A, da professora Gabriela.
Dos livros mais lidos destacam-se: “Elmer”, “Gabriela e a espreitadela: uma história exemplar” e “Contos para rir”, o autor mais requisitado foi a escritora Luísa Ducla Soares.
O “fora de porta” felicita os alunos e as respectivas docentes que tão bem os motivaram para o prazer da leitura.

Um Livro


A professora bibliotecária dinamizou para as salas do pré-escolar e para os alunos que frequentam o ensino integrado o livro de Hervé Tullet, intitulado “Um Livro”, publicado pela editora Edicare.
Como dizem muitas crianças:
É um jogo, é magia…é um livro!
Basta fazer o que ele te pede e as coisas vão acontecendo na página seguinte. Altamente interactivo, este livro pede a participação das crianças…e elas adoram!
Por outro lado, têm também a oportunidade de aprender as cores, contar e distinguir o lado esquerdo do direito.

Fica aqui o Book trailer da edição inglesa para aguçar a curiosidade...



... E algumas fotos do desenvolvimento da actividade com as crianças da Sala 1 do Jardim-de-infância.

Novidades na Biblioteca Escolar

Temos boas notícias a comunicar!
A nossa Biblioteca recebeu uma importante oferta de livros da Editora Terramar, que em muito contribui para o enriquecimento do fundo documental.
O "Fora de porta", bem como toda a Comunidade Escolar apresenta os seus sinceros agradecimentos e um bem haja ao Ex.mo Senhor João Lopes, a quem devemos esta doação, que irá proporcionar bons momentos de leitura e uma mais-valia na consolidação das aprendizagens dos nossos alunos.
Apresentamos algumas fotos dos livros oferecidos que se encontram em exposição na Biblioteca Escolar.

Na Semana da Leitura novos livros vamos ler

A anteceder a Semana da Leitura realizou-se na Biblioteca Escolar uma Mostra de novos recursos, adquiridos com a verba da Rede de Bibliotecas Escolares, organizada pela professora bibliotecária, para a qual convidou toda a Comunidade Educativa.
Todos os alunos da escola, acompanhados pelos respectivos docentes, visitaram a exposição e apreciaram os novos materiais que se encontram à disposição da Comunidade para empréstimo.
O fora de porta deseja que estes novos recursos contribuam para a consolidação e reforço das aprendizagens e, simultaneamente, proporcionem momentos de prazer.


Aqui fica a apresentação de algumas fotografias dessa visita.

O Carnaval na nossa escola

Ainda que ausente à comemoração do Carnaval na nossa escola “O fora de porta” regista que no passado dia 4 de Março a Comunidade Educativa festejou o Carnaval.
Este ano subordinado ao tema “As décadas da República”, alunos e docentes reviveram as diferentes décadas e trajados a rigor desfilaram pelas ruas de Lousa, para encanto da população.
Houve cor, alegria e muita brincadeira que as fotografias bem ilustram.

domingo, 20 de março de 2011

Homenagem ao PAI

A nossa porta não se encontra fechada ao Dia do Pai, embora fora da hora não quer deixar de homenagear todos os pais e relembrar através de um poema que a relação entre pai e filho constrói-se com muita cumplicidade.

Cumplicidade
Anda construir comigo,
Um comboio de madeira,
Sê o meu melhor amigo,
E companheiro de brincadeira.

E depois, quando eu crescer…
Faz o mesmo que em pequenino…
Se tombar, ajuda-me a erguer,
Como quando fazia o pino.

In: “Para ti, Pai”, poema de Lurdes Breda, Ana Paula Faria-Editora; Lisboa, 1ª ed., 2011


Também gostaríamos de propor a leitura de dois novos livros da nossa Biblioteca Escolar:
O Livro intitulado "Pê de pai" de Isabel Martins e Bernardo Carvalho, da Editora Planeta Tangerina.

Um livro que graças à sua ilustração estilizada permite que as crianças se reconheçam e identifiquem o seu tipo de pai.

O Livro intitulado "Eu e o meu papá" de Alison Ritchie e ilustrado por Alison Edgson, da Editora Minutos de Leitura.

Este livro apresenta uma história engraçada e envolta em tanto carinho que irá fazer qualquer criança e claro, o seu papá, sentir-se muito especial.

sábado, 5 de março de 2011

Dia da Amizade - Dia dos Namorados

A nossa porta consciente que a Amizade e o Amor são sentimentos que acompanham o Ser Humano ao longo da sua vida e que também se manifestam noutros seres vivos reproduz dois filmes de animação que ilustram estas ideias.



Comemoração do Dia da Amizade/Dia dos Namorados

Pela primeira vez a nossa porta foi invadida pelas emoções e pelos sentimentos da amizade e respeito pelo outro, que transparece no livro "Um Amigo". A partir dele os alunos do 1º/4ºano foram convidados a produzir postais.
Os postais foram invadindo a Biblioteca e serviram para decorar o espaço deixando no ar um sentimento de carinho e emoção.
Os alunos entregaram os postais aos seus amigos especiais e aos seus familiares.
Os postais primaram pela originalidade, para a qual muito concorreu o apoio prestado pela nossa assistente Carla e eram dignos de se ver.
Aqui ficam algumas imagens como testemunho desta actividade.

Actividades desenvolvidas em janeiro para comemorar a Paz

A porta da nossa biblioteca abriu-se em Janeiro para comemorar o Dia da Paz e o Dia da Não Violência e da Paz.
Para esse efeito, partiu-se da leitura de “O livro da Paz”, de Todd Parr
e de um dos poemas do “Livro dos Dias” de José Jorge Letria, e propôs-se aos alunos a construção de uma árvore que simbolizasse a paz.
O trabalho foi concretizado com a ajuda da Assistente Carla.
Ficam registadas algumas imagens do trabalho desenvolvido.