A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em outubro aconteceu ...

A Biblioteca Escolar não esqueceu a comemoração do Dia das Bruxas e, por esse motivo, procedeu durante o mês à dinamização de um livro que conta as peripécias de uma bruxa muito trapalhona e azarada – a Bruxa Mimi.

A escolha recaiu no livro intitulado “A bruxa Mimi vai à praia”, escrito por Valerie Thomas, ilustrado por Korky Paul e editado pela Gradiva.


A opção por este título justificou-se também devido ao bom tempo que se fez sentir durante as primeiras semanas, que contribuiu para muitas idas “a banhos”.

Após a leitura da história na qual os alunos foram convidados a intervir e a discorrer sobre os acontecimentos, realizou-se uma reflexão sobre os cuidados a ter numa deslocação à praia.

Os alunos mencionaram o respeito pelas indicações dos nadadores-salvadores, pelas bandeiras, indicando o significado de cada uma: verde, amarela, vermelha, azul e branca aos quadrados pretos, pelas horas de digestão e o uso de protetor solar.

Para evitar queimaduras indesejáveis e danos irreversíveis na pele foi distribuído um relógio para prevenção da exposição solar, que cada aluno pintou com três cores: vermelho – no período de perigo de exposição (ou seja, entre as 12:00 e as 16:00 horas), amarelo – no período que exige prudência (entre as 11:00 e as 12:00 horas e entre as 16:00 e 17:00 horas) e verde - no período aconselhável (das 6:00 até às 11:00 horas).

Fica aqui o registo de um exemplo do trabalho desenvolvido:


Com o mesmo intuito de comemorar o Dia das Bruxas organizou-se no dia 27 de outubro uma Mostra de Livros subordinada ao tema “Quando a bruxa é … PROTAGONISTA”, que se prolonga até ao próximo dia 3 de novembro.

A decoração do espaço expositivo levado a cabo pela assistente Carla Esteves e apoiada pela D. Cristina recriou um ambiente de mistério, onde não faltou a vassoura voadora, os morcegos, o chapéu da bruxa, as teias de aranha, o gato preto, …

Eis algumas imagens elucidativas:


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lançamento do 2º concurso subordinado ao tema "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve"?

Iniciou-se hoje a segunda edição do concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?".

Este concurso decorrerá até dia 3 de novembro.

Se hoje não concorreste não esqueças de o fazer e testa os teus conhecimentos sobre o novo acordo ortográfico.

Participa em mais uma iniciativa da biblioteca escolar.

sábado, 22 de outubro de 2011

Divulgação do primeiro concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?"

Neste concurso participaram vinte alunos, dos quais dezasseis concorrentes frequentam o 4º ano de escolaridade e os restantes quatro o 3º ano de escolaridade.

Seis alunos obtiveram a pontuação máxima, tendo sido vencedor deste concurso a aluna Alexandra Coelho, da turma do 4º A, por ter sido a primeira concorrente a entregar a resposta completamente correta.

O fora de porta congratula-se e felicita a vencedora.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Concurso: "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?"

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas nº 1 de Loures, vão lançar, ao longo deste ano letivo, alguns concursos que visam consolidar o uso e a aprendizagem das novas regras ortográficas, estipuladas pelo novo acordo ortográfico.

Eis o primeiro desafio:


Não te esqueças de concorrer!

Participa!

O prazo termina amanhã!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vamos compreender o novo Acordo Ortográfico?

O fora de porta pretende que fiques um exímio conhecedor do novo acordo ortográfico e por esse motivo elaborou um guia, para que de uma forma fácil, perceberes o que muda e o que se mantém na nova grafia.

domingo, 16 de outubro de 2011

Como comemorar o Dia Mundial da Alimentação?

Sabes que hoje, dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação?

O “Fora de porta” não pode dissociar-se desta efeméride e vem propor que usufruas este domingo na companhia de um livro cheio de histórias para ler, cozinhar e saborear - o livro selecionado intitula-se "A que sabe esta história?", escrito por Alice Vieira, com receitas de Vítor Sobral e ilustrações de Carla Nazareth.


Trata-se de um livro onde os contos tradicionais são recontados com muito humor à mistura com deliciosas receitas culinárias.

Sabias que o Lobo Mau só queria comer a merenda do Capuchinho Vermelho (geladinhos de queijo fresco, manga, passas e hortelã)? E que a Branca de Neve convidou os seus amigos sete anões para abrirem um restaurante onde irão servir deliciosas maçãs reinetas assadas com laranja e canela? Imagina quem prepara uma rica saladinha de feijão-frade com gengibre e salsa?

Descobre muitas mais estórias e receitas, num livro para ler, experimentar e cozinhar com os teus pais.

O resultado é divertido e saboroso!

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/a-que-sabe-esta-historia-/a/id/200110

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Novo Ano ... Novas Leituras

As comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares iniciaram-se na nossa escola com uma Exposição de novos recursos, resultantes quer da sua compra, quer da sua oferta.

A compra dos novos recursos foi proporcionada por uma parte do lucro obtido na venda de livros usados, que se efetuou na Biblioteca Escolar, em fins de Março - princípio de Abril de 2011, a qual contou com a extraordinária participação da Comunidade Educativa, seus familiares e amigos que não só doaram os livros, como também os adquiriram, favorecendo a circulação e reutilização dos recursos, como também com a oferta realizada pela Editora Gradiva.

Deste modo, o reforço de fundo documental da nossa biblioteca tem muito a agradecer à Comunidade Educativa, pois sem a sua participação tal não teria sido possível.

Todos os alunos da escola, acompanhados pelos respetivos docentes, visitaram esta pequena Mostra e apreciaram os novos recursos que a partir desta data ficam à disposição para empréstimo.

O fora de porta deseja que este conjunto de materiais contribuam para a consolidação e reforço das aprendizagens e, que simultaneamente, proporcionem momentos de prazer, o que já pode ser evidenciado pelas imagens que se seguem:

sábado, 1 de outubro de 2011

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Desde 2008 que a Direcção da IASL – “International Association of School and Librarianship”, instituiu o Mês de Outubro como o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Assim inicia-se hoje a comemoração de mais um Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano com o lema “Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a Vida”, ou seja, na Biblioteca Escolar ganha-se saber e poder para a vida, dado o seu papel na aquisição de saberes e competências fundamentais para a Vida, em plena Sociedade do Conhecimento.

Consulta o programa de comemorações da nossa Biblioteca.


Destaca-se ainda que hoje - 1 de Outubro - comemora-se o Dia Internacional da Música.

A música faz parte do nosso dia-a-dia,
Faz-nos companhia,
Transmite-nos alegria,
Faz com que o mundo nos sorria.
Tanto nos pode revigorar,
Como ajudar a acalmar,
Mas, sempre, sempre inspira-nos a sonhar!