A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vamos comemorar o "Dia da Liberdade"

Na próxima quarta-feira assinala-se o 38º aniversário da revolução do 25 de abril de 1974 e, para que esta data não caia no esquecimento a biblioteca escolar, graças ao contributo da assistente técnica Carla Esteves, organizou uma mostra de fundo documental subordinada a este dia - "O dia em que Portugal mudou".



Sabes o que sucedeu nesse já longínquo dia 25 de abril de 1974?
Para que fiques a conhecer um pouco mais sobre os acontecimentos que envolveram esta revolução “o fora de porta” além de recomendar a leitura dos livros existentes na Biblioteca Escolar e agora expostos:

 Transcreve o texto escrito por Luísa Ducla Soares dedicado a este dia:

DIA DA LIBERDADE

«O golpe militar de 25 de abril de 1974 pôs fim a quase 50 anos de ditadura, durante a qual houve muitas perseguições políticas. Havia censura ao que se escrevia em livros e jornais, e quem fosse contra o governo corria o risco de ser preso ou deportado.
Para a Guiné, Angola e Moçambique partiam os nossos soldados e muitos por lá morriam, combatendo os movimentos de libertação dos territórios ultramarinos.
Foram jovens capitães, com a dolorosa experiência da Guerra Colonial que se revoltaram e, sonhando com a paz e a liberdade pegaram em armas. Não dispararam um tiro e nos canos das suas espingardas o povo pôs cravos vermelhos e brancos. Por isso lhe chamam a Revolução dos Cravos.
Nesta data se celebra o Dia da Liberdade.»


Fonte: SOARES, Luísa Ducla, il. LOPES, Maria João; “O livro das datas”, Porto, Civilização Editora, 2009.

 Aconselha a consulta dos seguintes sítios web:

• Centro de documentação 25 de abril
http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=bd25abril
• Associação 25 de Abril
http://www.25abril.org/a25abril/
• Wikipédia, enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_dos_Cravos
• Site Junior
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Portugal&ID=101

Por fim propõe que no fim de semana, ou no próprio feriado, resolvas com a ajuda dos teus familiares o seguinte crucigrama:

Sem comentários:

Enviar um comentário