A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Primeiro aniversário de “Fora de porta”

Photobucket
Foi precisamente há um ano que foi publicado o primeiro “post” de “Fora de porta”.

Foi com rapidez que se passou este ano e “Fora de porta” já comemora o seu primeiro aniversário.

Julgamos que o balanço do nosso blog é positivo, embora ainda neófito, temos dado a conhecer as atividades desenvolvidas na biblioteca e na escola e ao longo deste ano ganhamos seguidores, um número crescente de visualizações e alguns comentários a “posts”.

Assim estamos de parabéns, bem como todos os que nos acompanham.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

IlustrARTE: Bienal de Ilustração no Museu de Eletricidade


A IlustrARTE, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, hoje inaugurada no Museu da Eletricidade, em Lisboa, pretende criar um espaço de encontro e de discussão da melhor ilustração para a infância internacional, de forma a colocar Portugal na rota dos grandes eventos internacionais desta área.

Esta 5ª edição contará com a seleção de 150 ilustrações de trabalhos de 50 artistas internacionais, incluindo o italiano Valerio Vidali, premiado nesta edição com o trabalho para o álbum “Um dia, um guarda-chuva”, com história de Davide Cali, editado em Portugal pela editora Planeta Tangerina.

Outras obras premiadas com menções honrosas encontram os seus originais expostos nesta edição do IlustrARTE, no Museu da Eletricidade.

Entre os 50 artistas selecionados há quatro autores portugueses: André Letria e Bernardo Carvalho, ambos já distinguidos com o Prémio Nacional de Ilustração, André da Loba e Daniel Lima, que apresentou uma ilustração tridimensional.

Esta edição oferece mais um "passeio" pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.

Como se trata de uma mostra de desenho para os mais novos, há também um recanto para eles darem largas à imaginação. “Há uma zona pensada para que os visitantes mais pequenos se possam sentar e fazer atividades com papel e lápis de cor e até uma zona onde esses desenhos possam ser expostos durante algum tempo” referiu Eduardo Filipe, um dos comissários, numa entrevista.

Esta edição decorrerá a partir de hoje, dia 12 de Janeiro até 8 de Abril.

"O Fora de porta" aconselha que não perca este evento, de entrada livre, e através dele irá proporcionar ao seu filho(a) e/ou educando uma experiência nova e enriquecedora.

De 13 de Janeiro a 8 de Abril de 2012
Inauguração 12 de Janeiro, 21h30
Museu da Electricidade
Av.Brasília, Central Tejo, Lisboa
Terça a Domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada livre


Fonte de consulta:

DNARTES, de 2 de Janeiro de 2012 [Em linha][Consult. em 12-01-2012]. Disponível em http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2216525

IlustrARTE [Em linha][Consult. em 12-01-2012]. Disponível em http://www.ilustrarte.net/

Rádio Renascença [Em linha][Consult. em 12-01-2012]. Disponível em http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=46439

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A alegria dos livros

O vídeo que se segue foi criado pelos proprietários de uma livraria em Toronto, Canadá, e mostra-nos que durante a noite os livros ganham vida, dançam, com muita alegria e animação.

Quem duvida que o mesmo sucede na nossa biblioteca?



Fonte de consulta:

The joy of books [Em linha][Consult. 10-01-2012]. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=SKVcQnyEIT8

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Comemoração do Dia de Reis na Biblioteca Escolar

O Dia de Reis não foi esquecido na nossa biblioteca.

Assim, com o apoio da assistente técnica Carla Esteves as crianças que diariamente ocupam a biblioteca no âmbito do Plano de Ocupação de Tempos Extracurriculares decoraram coroas de reis.

As crianças adoraram a atividade e não resistiram a colocar a coroa que tinham pintado na sua cabeça.

Vejam se eles não parecem uns autênticos reis e rainhas!!!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resultados do 3º Concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve"?

Na 3ª edição deste concurso foram convidados a participar os alunos do 3º e 4º ano bem como as respetivas famílias.

De facto, esta atividade contou com a participação de 40 alunos repartidos pelas três turmas do 3º e 4º ano de escolaridade – 3ºA (da professora Gabriela), 3º/4º (da professora Patrícia) e 4º A (da professora Magda).

Quando da apresentação desta atividade aos alunos ficou logo estabelecido que a atribuição do vencedor não seria a título individual, mas sim atribuído à turma que apresentasse uma média de resultados mais elevada.

Deste modo, a turma vencedora desta terceira edição foi o 4ºano, turma A, que obteve a média final de 13 pontos, num total de 16 pontos.

Foi entregue à turma vencedora o respetivo certificado e a cada aluno um marcador alusivo à atividade.


As restantes turmas receberam uma menção honrosa, pelo desempenho dos alunos, que também eles obtiveram excelente pontuação e consequente mérito na participação.

“O fora de porta” congratula-se com os resultados obtidos por todas as turmas e agradece o envolvimento das professoras titulares Gabriela, Magda e Patrícia, que motivaram os seus alunos a participarem neste concurso.

Eis a solução do desafio:

Ainda há quem duvide que ... o Pai Natal existe!!!

As crianças que frequentam a biblioteca escolar no Plano de Ocupação dos Tempos Livres enviaram no mês de dezembro uma carta ao pai natal formulando os seus pedidos de presentes e acompanhada pelos seus desenhos.

Foi com surpresa, alegria e muito entusiasmo que hoje este pequeno grupo recebeu a mensagem do Pai Natal, já que nenhuma das cartas enviadas ficou sem resposta, para além de conter uma pequena lembrança do Pai Natal: um livro para colorir.

Novo ano: novas exposições, novos desafios

As aulas recomeçaram no dia 3 de Janeiro e a nossa biblioteca continua imparável.

No regresso à escola, após a interrupção letiva do Natal, os alunos foram confrontados com uma nova exposição de fundo documental, montada pela assistente técnica Carla Esteves e desta vez dedicada aos Reis, aos reis magos e a outros tantos que povoam o nosso imaginário, a que se associou também reis e infantes que fazem parte da história do nosso país.

Eis algumas imagens da nossa mostra:



Ainda no âmbito da comemoração do Dia de Reis a biblioteca escolar lançou dois novos concursos, um intitulado “O que sei sobre os Reis?” e outro de escrita criativa intitulado “O quarto rei”, que envolve as turmas de 3º e 4º ano.

Estes concursos decorrem até 12 de Janeiro.

“O fora de porta” conta com a adesão dos alunos e a participação das turmas nestes novos concursos e aguarda com expectativa as respostas aos mesmos.

Participa!

“O fora de porta” conta contigo!