A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Conta com as histórias em família" na Biblioteca Municipal da Venda do Pinheiro

O ano letivo está prestes a terminar tal como as sessões de animação de leitura na biblioteca escolar, porém durante as férias as crianças, os jovens, bem como os adultos podem usufruir do programa desenvolvido nas bibliotecas municipais.

A Biblioteca Municipal da Venda do Pinheiro programou para a época estival uma rúbrica intitulada “Conta com as histórias em família”.

A primeira sessão é no dia 23 de Junho (sábado), às 15H30 onde se apresenta a história “Quem quer ir à praia?”, de Brigitte Luciani e Eve Tharlet.

Destina-se a crianças dos 3 aos 9 anos , com inscrições gratuitas na Biblioteca Municipal da Venda do Pinheiro através de:

• Telefone: 219 668 993
• Email: biblioteca.vpinheirom-mafra.pt
• Site da Câmara Municipal de Mafra: www.cm-mafra.pt

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Encontro com … o autor e ilustrador Rui Sousa

A EB1/JI de Lousa recebeu, na Biblioteca Escolar, e enquadrada na IIª Feira do Livro, a visita do autor e ilustrador Rui Sousa que, em duas sessões, veio apresentar a todos os alunos do 1º CEB o seu livro “O segredo da pedra”, que nos transporta a locais onde existem monumentos megalíticos e arte rupestre.

A primeira sessão iniciou-se com a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, tendo o autor recebido os trabalhos elaborados. Seguiu-se a visualização em powerpoint do livro pelo autor, o que veio também a suceder na sessão seguinte que envolveu os alunos do 1º e do 2º ano de escolaridade.

Em ambas as sessões o ilustrador fez um desenho em papel cenário que ofereceu à nossa escola e convidou os alunos a imaginar uma história a partir dele.

No final de cada sessão Rui Sousa deu autógrafos acompanhados de ilustrações.

Com o intuito do autor e ilustrador não esquecer a visita realizada à nossa escola foi oferecido, em nome do Agrupamento de Escolas nº 1 de Loures, uma peça elaborada pelos alunos do clube de artesanato da escola sede: EB2, 3 Luís de Sttau Monteiro.

O autor agradeceu a todos e mostrou-se sensibilizado.

No Livro de Honra da Biblioteca Escolar registou as seguintes palavras:

“Grandes amigos! Gostei muito de vos conhecer. Tenho a certeza que vão conseguir encontrar asas para toda a imaginação que têm. Vocês são os melhores leitores do mundo. Um grande abraço para todos e boa sorte…”

Aqui ficam algumas imagens que ilustram bem os momentos inesquecíveis que todos vivemos na escola…


… e os trabalhos realizados pelos alunos sob orientação das docentes…
  • Professora Gabriela - 3º A:





«Pela terra dos mistérios,
que grande desacato!
Coelhos, raposas e linces.
E javalis no mato.

Olhando para cima,
o céu calmo estava.
Pedrito via águias e abutres,
a sua beleza até admirava!

Pararam o barco
e seguiram a pé …
rãs, cobras e lagartos
que bonito, não é?»

EB1/JI de Lousa – Turma 3º A

  • Professora Patrícia - 3º/4º C:


  • Professora Magda - 4º A

terça-feira, 29 de maio de 2012

IIª Feira do Livro da EB1/JI de Lousa

Conforme noticiámos abriu hoje a IIª feira do livro na Biblioteca Escolar.

De acordo com um horário previamente determinado as crianças do jardim de infância e as turmas do 1º CEB visitaram esta feira que se estende até ao dia 31 de maio.

Toda a Comunidade está convidada a visitar a nossa feira, que se encontra aberta a partir das 9H30 até às 18h30.

Vem fazer-lhe uma visita.

Para aguçar a vontade veja algumas imagens da visita realizada pelos alunos da escola.

terça-feira, 22 de maio de 2012

II Feira do Livro: Convite



A 2ª edição da Feira do Livro irá decorrer nos dias 29, 30 e 31 de maio. Esta é organizada com o apoio da Ex.ma Srª. D. Filomena Pina e do Ex.mo Sr. João Oliveira.

A realização de feiras do livro nas escolas proporciona um contacto vivo e direto com grande número de títulos adequados às diferentes idades, incentivando os alunos ao manuseamento, à apreciação dos livros expostos e à prática de escolhas fundamentadas.

Assim durante três dias os visitantes da feira do livro poderão adquirir livros vocacionados para o público infanto-juvenil, subordinados a temas variados, bem como algumas novidades do mercado, a preço reduzido.

Deste modo, a Feira do Livro possibilita a aquisição de livros a um preço mais acessível, aproximando o livro dos seus leitores e, assim, fomentando e incentivando a leitura.

Dez por cento do total de vendas da Feira do Livro reverterão em livros novos que irão apetrechar a biblioteca escolar.

O mote da Feira do Livro é:
NO “DIA DA CRIANÇA” OFEREÇA CONHECIMENTO E … O PRAZER DA LEITURA!!!

Não podemos esquecer que o gosto pelos livros e pela leitura é uma prenda inestimável, por os benefícios desta serem enormes, pois, quase sempre, um bom leitor é um bom aluno!, pois já Séneca afirmava que “a leitura nutre a inteligência”.

Deste modo, o “Fora de porta” convida alunos, docentes, funcionários, pais e encarregados de educação, familiares de alunos e Comunidade em geral a visitar a nossa feira.

DATA: 29 a 31 de maio de 2012

LOCAL: Biblioteca Escolar

HORÁRIO: 9H30 às 18H30

Destacamos, ainda que no dia 30 de maio iremos receber o ilustrador e escritor Rui Sousa que irá encontrar-se com todos os alunos do 1º CEB, entre as 10h00 e as 12h00.

O autor encontrar-se-á disponível para autografar os livros que se encontram já à venda na Biblioteca Escolar:

 “O segredo da pedra”
 “A baía do Tesouro”
 “O peixe contador de histórias”
 “Humi e a grande viagem de iceberg”

VISITE A FEIRA DO LIVRO…

…. DESCUBRA O PRAZER DE LER!

CONTAMOS CONSIGO!

AGUARDAMOS A SUA VISITA!

COMPAREÇA!

domingo, 20 de maio de 2012

Atividade “Ler + com amigos e pais”

Embora com muito atraso o “fora de porta” não deixa de noticiar que durante o mês de março e nos primeiros dias deste período letivo decorreu a actividade ”Ler + com amigos e pais” que envolveu 38 familiares dos nossos alunos do pré-escolar e do 1ºCEB, que vieram ler, contar ou apresentar com recurso às novas tecnologias histórias que a todos encantaram.

AS HISTÓRIAS:



AS SESSÕES:


OS COMENTÁRIOS:

Ficam aqui alguns dos comentários registados no Livro de Honra da Biblioteca Escolar que foram escritos pelos familiares dos alunos que participaram nesta iniciativa da biblioteca escolar:

• Sr, João Pereira (pai da Leonor):
“Gostei muito de ver estes meninos atentos e interessados nesta história, que espero que seja um incentivo para todos começarem a ler muito e muitos livros. Muitos beijinhos e boa leitura”.

• Srª. D. Arminda (mãe da Raquel):
“Foi com enorme prazer que partilhei uma história com os meninos do 2º ano, espero que se repitam mais iniciativas deste género. Com muitos beijinhos para todos.”

• Sr. Alexandre (avô do Leonardo Salsinha):
“Foi um prazer muito grande ler o livro da Cinderela para uma plateia tão atenta. A leitura faz parte da nossa aprendizagem e as histórias infantis são deliciosas e brincam com o imaginário das crianças e o meu… confesso !!! Com um grande beijinho para todos”.

• Srª. D. Sara Marques (mãe do Zé Pedro):
“Foi com muito orgulho, admiração, satisfação que participei nesta grande actividade da nossa escola e quero aproveitar para deixar os parabéns, o bem haja, a todos que trabalham diariamente com empenho e dedicação para todos nós que vivemos nesta comunidade escolar e possamos ser cada vez mais bem formados, dedicados e felizes. Beijinhos”.

• Sr. Rui Silva:
“Foi com enorme prazer que participei nesta iniciativa (a repetir) ! As histórias não só ajudam as crianças a desenvolver as suas capacidades de leitura, como lhes permite ‘viajar’ pelo mundo e pelo tempo, potenciando a sua criatividade e imaginação. Do ponto de vista pessoal, foi muito gratificante ver a alegria de todas as crianças com as histórias que foram contadas… e no fim, é isso que interessa… A felicidade das crianças!

O “Fora de porta” agradece a todos os familiares que aceitaram o convite de partilhar com o seu educando e respetiva turma um bocadinho do seu tempo para participar nesta iniciativa, realizada no âmbito da “Semana/Mês da Leitura” e por terem proporcionado momentos inolvidáveis a todos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto "Eu vou à Biblioteca"



“Eu vou à Biblioteca” assume-se como um projecto de parceria entre a Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) e as cinco bibliotecas do Agrupamento nº1 de Loures e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito dos Projetos de Promoção da Leitura.

Tem como objectivos gerais:
-Promover hábitos de leitura;
-Incentivar a frequência das bibliotecas;
-Contribuir para a formação de leitores ao longo do Ensino Básico;
-Criar sinergias entre a biblioteca pública e as bibliotecas escolares para rentabilização de recursos e elaboração de um plano estratégico de leitura e de frequência das bibliotecas.

Ao longo da duração do Projeto (2012-2013), as Bibliotecas Escolares e a BMJS desenvolverão, entre outras, as seguintes actividades:
-Encontro com escritores;
-Hora do Conto;
-Workshops e ateliers de animação de leitura;
-Oficinas de Leitura e escrita;
-Feiras do livro;
-Sessões de Poesia;
-Concursos;
-Carrinha Itinerante, para as escolas sem biblioteca;
-Laboratório de Ideias para pais e avós candidatos a contadores de histórias.

Na concretização destas atividades estará sempre subjacente o envolvimento da Comunidade Educativa, a qual poderá acompanhar a divulgação das iniciativas previstas no nosso blogue.

INFORME-SE e PARTICIPE!

CONTAMOS CONSIGO!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Museus em Festa 2012: Dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus



Este fim de semana assinala-se duas celebrações alusivas aos museus: o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus.

Em 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou o Dia Internacional dos Museus, assinalado no dia 18 de maio, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Desde então, este acontecimento tem beneficiado de uma popularidade crescente, sendo celebrado em todos os continentes.

O tema escolhido pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus em 2012 é: “MUSEUS NUM MUNDO DE MUDANÇA: Novos Desafios, Novas Inspirações”.

A Noite dos Museus, iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, realiza-se este ano a 19 de maio, sábado.

O Instituto dos Museus e da Conservação associa-se mais uma vez a estas comemorações: os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente nestas ocasiões – dia 18 entre as 10h00 e as 18h00 e no dia 19 a partir das 18 horas até por volta da meia-noite – e proporcionarão a todos os visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas.

A Câmara Municipal de Loures vai assinalar o Dia Internacional dos Museus na sua Rede de Museus, através da dinamização das iniciativas Conhecer as Coleções e Memória na Objetiva, a decorrerem, respetivamente, no Museu Municipal de Loures e centrada no Museu de Cerâmica de Sacavém.

18 de maio – Dia Internacional dos Museus
  • Quinta do Conventinho (Museu Municipal de Loures): "Conhecer as Coleções"
9h00- 12h00 e 14h30 -17h00

Visita às reservas museológicas do museu, possibilitando aos visitantes conhecer os bastidores das coleções de Arqueologia e de Etnografia, observando o percurso que cada peça faz desde que dá entrada no Museu até ao momento da sua exposição.

Inscrições até 17 de maio, pelo telefone 211 150 664/68 ou por email: dc@cm-loures.pt
  • Museu de Cerâmica de Sacavém: "Memória na Objetiva"
10h00 – 13h00 – Fotopaper | “Pelas ruas de Sacavém”

Fotopaper sob o tema “Pelas ruas de Sacavém” – itinerário pelas ruas históricas da cidade.

Público-alvo | Público escolar

19h00 – Exposição | “A Arte Nova nos Azulejos em Portugal. Coleção Feliciano David e Graciete Rodrigues”
Inauguração de exposição.

Público em geral

Para mais informações e marcação: email ser_educativo_cerami@cm-loures.pt ou telefones 211 151 082 / 211 151 085 / 211 151 086.

No dia 19 de maio a Câmara Municipal de Loures vai associar-se à 8.ª edição da iniciativa “Noite Europeia dos Museus”, promovendo duas atividades nos Museus Municipais que, neste dia, permanecerão abertos para além do horário normal, ou seja até às 2 horas do dia 20.

Em Loures, as atividades realizam-se no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho e no Museu de Cerâmica de Sacavém.

19 de maio – Noite dos Museus
  • Quinta do Conventinho (Museu Municipal de Loures): "Há cenas no convento"
19h00, 20h30, 22h00 e 23h30 – sequência de cenas, personagens de época contam, na primeira pessoa, histórias que constituem a memória deste espaço

Inscrição até 18 de maio, através do e-mail ser_educativo_conven@cm-loures.pt ou pelos telefone 211 150 673.
  • Museu de Cerâmica de Sacavém: "Esta noite o museu é seu"

21h00 – 01h00 – Performance | “Música no Museu”

O programa compreende três momentos distintos: Performance de dança contemporânea, Casa de Campo, de André de Campos Teixeira; visita guiada à exposição A Arte Nova nos Azulejos em Portugal, inaugurada na véspera e concerto de Jazz com atuação da banda local New Jam.

Público em geral

Para mais informações e marcação: email ser_educativo_cerami@cm-loures.pt ou telefones 211 151 082 / 211 151 085 / 211 151 086.

PARTICIPE!

NÃO FIQUE EM CASA!

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E VÁ FESTEJAR (N)OS MUSEUS!

domingo, 13 de maio de 2012

Encontro com o ilustrador e escritor Rui Sousa


No dia 30 de maio, no âmbito da Feira do Livro, vamos receber a visita do escritor e ilustrador Rui Sousa.

Os alunos do 1.º CEB irão participar nas duas sessões realizadas com este escritor, depois de terem trabalhado as obras A Baía do Tesouro, Humi e a grande viagem de iceberg e O peixe contador de histórias.

Estes livros bem como O Segredo da Pedra encontram-se já à venda na biblioteca escolar para que os alunos os possam adquirir e pedir o autógrafo ao autor no dia da sua vinda à nossa escola.

Aqui fica uma pequena biografia deste escritor e ilustrador:

Rui Sousa nasceu em Lisboa no ano de 1966, tendo-se formado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 1992.
Tem trabalhado exclusivamente como desenhador e ilustrador freelancer, nomeadamente em trabalhos de animação e livros escolares, e em cartoons para jornais.
O peixe contador de Histórias foi o primeiro livro da sua própria autoria e reflete o seu gosto pelas viagens e por história.
Rui Sousa gosta de viajar, ler e desenhar e um dos seus sonhos é o de poder um dia viajar pelo mundo inteiro.
Nas suas inúmeras viagens faz-se acompanhar de um caderno e em vez de fotografar os locais que visita desenha-os, transformando aquele espaço, monumento, ou paisagem num registo único, sujeito ao seu olhar pessoal e às impressões que os mesmos lhe provocam e que podem ser consultados no blog que desenvolve intitulado “Carnet de voyage: viagens ao sabor do tempo…com desenhos”.
Vive atualmente em Oeiras, com a sua esposa e os seus dois filhos.

Conta com a publicação dos seguintes livros:

O planeta branco (2005), recomendado pelo Plano Nacional de Leitura;
Quando os vampiros amam (2006);
A baía do tesouro (2008);
O peixe contador de histórias (2009), recomendado pelo Plano Nacional de Leitura;
Humi e a grande viagem de iceberg (2011), recomendado pelo Plano Nacional de Leitura;
O segredo da pedra (2011).

Fonte de consulta:

• WOOK: bibliografia de Rui Sousa [Em linha][Consult. em 06-05-2012]. Disponível em http://www.wook.pt/authors/detail/id/23354
• Biografia de Rui Sousa [Em Linha][Consult. em 06-05-2012]. Disponível em http://www.minutosdeleitura.pt/blog/files/rui-sousa-leitura-meninos-na-linha.php
• Blog de Rui Sousa [Em Linha][Consult. em 06-05-2012]. Disponível em http://carnet-de-voyage-rs.blogspot.pt/

Livros à venda na Biblioteca Escolar:




sábado, 12 de maio de 2012

BMJS promove Prémio Literário Novos Talentos-Poesia



O fora de porta no intuito de divulgar as iniciativas da Biblioteca Municipal José Saramago informa que já se iniciou a edição 2012/13 do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, na modalidade Jovens Talentos-Poesia (tema livre).

A presente edição tem como principal objetivo incentivar a criatividade literária junto dos jovens do concelho de Loures, com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos.

Os trabalhos originais concorrentes poderão ser entregues até 30 de novembro de 2012.

Para mais informações pode ser consultado o regulamento que se segue:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

82ª edição da feira do livro despede-se de Lisboa no próximo domingo



O “Fora de porta” lembra que é já no próximo domingo, dia 13 de maio, que a Feira do Livro se despede do Parque Eduardo VII.

Este ano sob o lema “Há mais vida na cidade” ofereceu livros mais baratos, novidades editoriais e uma programação cultural diversificada, embora, em alguns dias, acompanhada de mau tempo o que obrigou ao seu encerramento durante um dia.

Aproveite o horário alargado – hoje das 12h30 às 00h00, amanhã das 11h00 às 00h00 e no domingo das 11h00 às 23h00- e visite a feira do livro.

Não perca esta última oportunidade. Caso já a tenha visitado … vale sempre a pena voltar novamente, tanto mais que só regressa no próximo ano.

Passeie por entre os diferentes stands, analise as promoções do dia, assista às numerosas sessões de autógrafos que se encontram programadas e participe nas atividades de animação da leitura, como a Hora do Conto que a seguir sugiro.


A Feira do Livro ainda não terminou e o “fora de porta” já está com saudades!

Até à 83ª edição… !

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como seria o mundo sem …os media? aos olhos dos alunos do 3º A


Os alunos da turma A, do 3º ano, da professora Gabriela aceitaram o repto de imaginar como seria o mundo sem rádio, televisão, telefone e telemóvel. Fica o registo de alguns dos textos apresentados pelos alunos da turma, quando questionados sobre “Como seria o mundo sem…”

 … RÁDIO

“Se não tivéssemos rádio não podíamos ouvir as notícias”. (Simão Pereira)

“Não podíamos ouvir música quando vamos a algum lado. Com a invenção da rádio, já podemos ouvir música no carro”. (Ricardo Coelho)

… TELEVISÃO

“No mundo sem televisão seria difícil haver realizadores e ninguém ganharia dinheiro com a profissão de actor ou de realizador”. (Rui)

“No mundo sem televisão não se podia saber as notícias, nem ver os factos ocorridos nos outros países, cidades…As pessoas sem televisão não podiam ver os telejornais e outros programas televisivos” (Bruna Ribeiro), assim como “não sabíamos o tempo que iria estar” (Bernardo Esteves), “nem o que deveríamos usar”. (Sérgio Gomes)

… TELEFONE

“O mundo sem telefone seria muito diferente porque as pessoas para comunicarem teriam de ir pessoalmente a casa uma das outras. E também não conseguiríamos viver sem telefone, porque em algumas situações de perigo ele é muito útil”. (Gonçalo)

… TELEMÓVEL

“Eu não conseguia viver sem um telemóvel porque numa situação de perigo ele é útil. Como, por exemplo, quando alguém está ferido essa pessoa pode telefonar ao 112”. (Tiago Lopes) (o aluno Pedro Pais expressou também a mesma ideia)

“O mundo sem telemóvel colocaria algumas dificuldades se quiséssemos comunicar com uma pessoa que estivesse longe. Teríamos de enviar cartas, que demorariam tempo a chegar ao destino”. (Rodrigo)

“Se não houvesse telemóvel as pessoas não podiam comunicar de um sítio para o outro e teriam de estar ao pé uma das outras, para contactar de viva voz”. (Alexandre Ferreira)

“Se não houvesse telemóvel as pessoas não podiam telefonar a partir de qualquer lugar aos seus amigos, nem falar com outras pessoas. É muito útil quando há uma urgência porque pode salvar a vida de alguém”. (João Sebastião)

“Sem telemóvel as pessoas não podem comunicar com os amigos, com colegas ou um familiar que esteja noutra cidade, vila ou aldeia”. (Pedro Valério)

  “O mundo (sem telemóvel) seria aborrecido e gastaríamos mais dinheiro em deslocações. A não ser que… escrevêssemos uma carta, mas demoraria dois dias a chegar ao destino! Por isso, ainda bem que inventaram as novas tecnologias, principalmente o telemóvel! (Maria Alexandre)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia da Europa


Assinala-se hoje o Dia da Europa. Este ano subordinado ao lema “Juntos somos mais fortes” reforça os ideais de Robert Schuman, na consolidação de uma Europa organizada, coesa, solidária e capaz de fomentar a cooperação e a Paz e, simultaneamente, evidencia a perspectiva de próximos alargamentos, como o da Croácia, previsto para julho de 2013 e a possível aprovação das candidaturas da Macedónia e da Turquia à União Europeia, que consagram a unidade do continente e conferem uma nova dimensão ao ideal da construção europeia.

Desejamos que este dia contribua para a o estreitamento de laços entre os povos e os países europeus, bem como incentive a cooperação e a entreajuda, especialmente para com os países onde a crise económica e social se agudiza.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Resultados do crucigrama “O que sei sobre a revolução de 25 de abril de 1974”?

O crucigrama proposto pela Biblioteca Escolar foi bem aceite pela Comunidade Educativa já que contou com a participação de 80 alunos distribuídos pelas salas de jardim de infância e pelas turmas do 1ºCEB. 

Esta atividade pretendia envolver os familiares dos alunos. Assim em conjunto pais, avós, outros familiares e amigos ajudaram os seus educandos na obtenção de informações sobre esta revolução, transformando a resolução do crucigrama num momento de diálogo intergeracional e de transmissão de vivências, que sendo enriquecedor deu origem, em alguns casos, a soluções diferentes das previstas, mas perfeitamente admissíveis.

Tendo em consideração a participação constatou-se que o crucigrama foi entregue por:

• 18 crianças da sala 1 do JI;
• 10 crianças da sala 2 do JI;
• 13 alunos da turma A, do 1º/2º ano;
• 15 alunos da turma A, do 2º ano;
• 17 alunos da turma A, do 3º ano;
• 7 alunos da turma A, do 4º ano.

 O fora de porta congratula-se com a participação da Comunidade Educativa e felicita todos os participantes, esperando que o entusiasmo e a adesão se mantenham em futuras atividades promovidas pela Biblioteca Escolar.

Eis a solução:

Resultados do desafio comemorativo do Dia Mundial do Livro

O desafio proposto pela Biblioteca foi bem aceite pela Comunidade Escolar, que aderiu a esta iniciativa de utilizar, de forma lúdica, a matemática na resolução de problemas do dia-a-dia.

O fora de porta ainda não obteve os resultados de todas as turmas do 1º CEB, mas do que se encontra em sua posse, o balanço é positivo. Esta conclusão deve-se, por um lado, ao número de alunos envolvidos nesta atividade e, por outro, à resolução correta do problema. De entre as turmas do 1º CEB há a destacar a turma A do 4º ano, da professora Magda, e as crianças do pré-escolar, de ambas as salas, quer da educadora Helena, quer da educadora Manuela.

Para demonstrar o que foi dito o fora de porta apresenta os trabalhos desenvolvidos nas salas do pré-escolar pelas educadoras acima mencionadas.



domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mãe

O “Fora de porta” não podendo ficar alheio ao “Dia da Mãe” que hoje se comemora, deseja a todas as mães dos nossos alunos um dia muito feliz.


Fonte: SOARES, Luísa Ducla, "Livro das datas", Porto, Civilização Editora,2009, 68 pág.

A Escola com o fim de assinalar esta data decorou o espaço com elementos alusivos e foram pedidas às mães de todos os alunos que completassem a seguinte frase: "Ser mãe é...", que ficarão expostas no recinto escolar.



A Biblioteca Escolar organizou uma exposição de fundo documental dedicado às mães...


... as crianças que frequentam a biblioteca escolar ao abrigo do Plano de Ocupação de Tempos Extracurriculares trabalharam o livro de Isabel Minhós Martins intitulado "Coração de mãe", da Editora Planeta Tangerina. Com base nessse livro a apoiadas pela assistente técnica Carla Esteves decoraram o espaço e construiram um coração.





...e a professora bibliotecária leu, às crianças das salas 1 e 2 do Jardim-de-Infância, e aos alunos que integram a Unidade de Ensino Estruturado o livro de Paula Pinto da Silva intitulado “Grávida no coração”, da Editora Campo das Letras, que foi escrito em homenagem aos seus filhos.


Através de um diálogo, cheio de amor e ternura entre uma mãe e o seu filho, as crianças foram confrontadas com várias maneiras de ter filhos: na barriga, na maioria das vezes mas sempre, sempre, no coração.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como seria a vida sem os media?


Hoje, dia 3 de maio, é a data em que, por iniciativa da ONU, se evoca a liberdade de Imprensa e de expressão e que, simultaneamente, é lançado no nosso País a iniciativa “Um dia com os media”, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.

Num tempo em que os meios de informação e comunicação, quer os mais tradicionais, quer os das últimas gerações tecnológicas, se tornaram omnipresentes na sociedade e permitem, como nunca, que os cidadãos se exprimam no espaço público, faz sentido desenvolver um olhar crítico sobre o papel que ocupam na construção de opiniões, crenças e do próprio quotidiano.

Será que conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?

Já imaginou como seria a vida sem os media?

É este o desafio de reflexão que "Fora de porta" propõe a todos os seus leitores.

Deixe o seu comentário sobre esta questão.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

“Sábados em Cheio" na BMJS - Animação para toda a Família

Novo mês!

Nova programação dos “Sábados em cheio”!

A Biblioteca Municipal José Saramago mantém a dinâmica a que já nos habituou de "encher" os nossos sábados de estórias, contos e sobretudo ao brincar com os livros ou sobre os livros em família, incute o gosto por estes e pela criação de hábitos de leitura.

Este mês a programação subordinada ao tema “Animação para toda a família” pretende envolver diferentes gerações: desde os bebés até aos avós candidatos a contadores de estórias.

Como sempre, imperdível!

Fica aqui a programação do mês de maio:

terça-feira, 1 de maio de 2012

Museu da Eletricidade recebe a 55ª edição do World Press Photo


Encontra-se patente ao público até 20 de maio de 2012, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a edição deste ano do World Press Photo que reúne mais de 160 fotografias, premiadas no âmbito de um concurso ao qual se candidataram mais de 101 mil imagens de mais de 5000 fotógrafos de 124 países diferentes.

O fotógrafo espanhol Samuel Aranda foi o vencedor desta 55ª edição, com uma foto tirada dentro de uma mesquita utilizada como hospital durante os confrontos entre polícia e manifestantes contrários ao regime do presidente Ali Abdullah Saleh, no Iémen. A fotografia retrata uma mãe que abraça o seu filho Zayed, de 18 anos,depois de este ter sido vítima dos efeitos de gases lacrimogéneos ao participar numa manifestação de rua contra o regime vigente no Iémen, no dia 15 de outubro de 2011.

Esta fotografia, que Samuel Aranda tirou para o "The New York Times", tornou-se um retrato simbólico da Primavera Árabe, que inundou o Médio Oriente no ano passado, de acordo com o comunicado publicado pelo júri do prémio. "É uma fotografia que fala em nome de toda uma região. Representa o Iémen, o Egito, a Tunísia, a Líbia, a Síria, por tudo o que aconteceu n Primavera Árabe. Mas mostra um lado privado, íntimo, do que se passou. E mostra o papel que as mulheres tiveram, não apenas como prestadoras de cuidados, mas como pessoas ativas no movimento", escreveu Koyo Kouoh, um dos elementos do júri.

Além desta fotografia podem ser vistos outros trabalhos também premiados do fotojornalismo mundial como o terramoto e o tsunami no Japão, as ruas desertas da Coreia do Norte, a guerra entre cartéis de droga no México, mas também as paisagens mais incríveis, os melhores desportistas, a Semana da Moda de Dakar.

Uma incursão pela exposição de fotografia mais famosa do mundo é uma viagem pelo ano que passou, feita através das melhores imagens captadas por fotojornalistas de todo o mundo.

O périplo pelas várias cidades mundiais iniciou-se em Amesterdão, a 20 de Abril, e chegou a Lisboa uma semana depois, no dia 27. Esta exposição resulta da parceria entre a Fundação EDP e a revista Visão.

Visite-a!