A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O dia das bruxinhas




Dia Das Bruxas - Mensagens e Imagens!


Halloween ou dia das bruxas é comemorado hoje, dia 31 de outubro.

O Halloween foi uma festa inventada pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo para marcar o fim oficial do Verão.
           
Assinalava-se assim o início do novo ano, o fim das colheitas, o regresso dos rebanhos e o armazenamento dos alimentos para o Inverno.

Nesta festa típica de Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, mal a noite cai, os mais novos vestem-se de fantasmas, bruxas, e outras criaturas, e vão de porta em porta, pedir doces e afugentar os fantasmas. Também levam lanternas, para se proteger, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... A luz significa a vida.

A tradição no nosso país é bem diferente. O costume é, no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saírem à rua em pequenos grupos para pedir o «Pão por Deus». Depois de correrem toda a vizinhança, regressam a casa com os seus sacos de pano cheios de frutos, bolachas, rebuçados, castanhas e nozes e, às vezes, até dinheiro!

Há povoações em que se chama a este dia, o «Dia dos Bolinhos». Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos – que é o dia de Finados, assinalado no dia 2 de novembro.

A Biblioteca Escolar, não esqueceu a comemoração do dia das bruxas e embora com atraso, irá comemorar este dia através da dinamização de um livro que conta as peripécias de uma bruxa muito querida e bem conhecida  – a Bruxa Mimi.

A escolha irá recair no livro intitulado “A Mimi no fundo do mar”, escrito por Valerie Thomas, ilustrado por Korky Paul e editado pela Gradiva.


 Com o mesmo intuito foi organizada uma listagem de fundo documental subordinada ao tema "Bruxaria e feitiçaria com muita fantasia", que a seguir se apresenta:


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Visitas guiadas à Biblioteca Escolar

Ontem, no âmbito da comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares e com o intuito de divulgar e dar a conhecer a biblioteca escolar aos novos alunos foi organizada uma visita guiada para os alunos do 1º ano de escolaridade.
As turmas do 1º A e do 1º/2º A deslocaram-se à Biblioteca com as respetivas professoras titulares de turma, tendo acompanhado a professora bibliotecária na visita aos diferentes núcleos e participado na definição das regras de utilização dos mesmos.
Foram ainda dadas indicações sobre os procedimentos a seguir para a realização do empréstimo domiciliário.
No final da visita, todos os alunos receberam o guia de utilizador da Biblioteca Escolar e os que frequentam pela primeira vez esta escola a ficha de inscrição para o cartão de leitor.
Esperamos que esta seja uma de muitas visitas a este espaço que nos transporta para o mundo da fantasia e do conhecimento, que estimula a nossa imaginação e desperta os nossos sentidos e simultaneamente enriquece-nos e faz-nos sonhar.
Ficamos à vossa espera!

A turma A, do 1º ano, com a respetiva docente: a professora Magda.
A turma do 1º /2º ano, com a respetiva docente: a professora Laura Leitão.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vamos à Biblioteca Municipal José Saramago

Ainda no contexto da Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e, simultaneamente, no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca" - projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian que envolve as Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento e a BMJS -, os alunos de 3º e 4º ano da EB1/JI de Lousa irão assistir, na manhã do dia 2 de novembro na Biblioteca Municipal José Saramago a uma sessão de contos dinamizada pela Equipa de Animação desta Biblioteca e realizar uma visita guiada às suas instalações.

Da concretização desta atividade o fora de porta dará, oportunamente, a devida informação.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Visitas animadas ao Conventinho


Até ao final do ano, no terceiro sábado de cada mês, a partir das 15 horas, o Museu Municipal de Loures acolhe novas sessões da “Visita Animada ao Conventinho”, que decorre em torno da exposição intitulada “De Convento a Conventinho. Biografia de um Espaço”.
Esta atividade, de acesso livre e gratuito, destina-se a toda a população e pretende levar os participantes numa ‘viagem pelo tempo’, animada por personagens de época, através de alguns dos melhores momentos que caracterizam a magnífica história da Quinta do Conventinho.
Não perca a oportunidade de embarcar nesta aventura.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.
Este ano a FAO propôs como tema na comemoração deste dia “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”.
De acordo com a organização, o Dia Mundial da Alimentação 2012 deve destacar as cooperativas agrícolas devido:
·         À sua presença em numerosos países;
·         A abranger diferentes setores de atividade;
·         Ao contributo para a redução da pobreza e da fome.
A Biblioteca Escolar não ficou alheia a esta comemoração e assinalou-o antecipadamente através das seguintes atividades:
  Ø   Dinamização da história “A sopa verde”, que foi contada a todos os alunos da escola
e através da qual foi realçada a importância da sopa na alimentação porque:
  • É rica em fibras que são muito importantes para o bom funcionamento dos intestinos;
  • Fornece uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais;
  • É um alimento de fácil digestão.
  Ø   Lançamento do concurso de receitas de sopas, destinado aos alunos de 3º e 4º ano;



Ø   Lançamento do concurso de adivinhas sobre alimentos, destinado aos alunos do 1º e 2º ano.


E não te esqueças!

A alimentação é um fator importante na nossa qualidade de vida.

Uma boa alimentação é fundamental para sermos saudáveis e bem constituídos.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Lançamento do concurso “Quem quer ser sábio?”

Foi hoje lançado o concurso “Quem quer ser sábio”?

Este concurso visa consolidar, de forma lúdica, as aprendizagens dos alunos, porque as questões irão abordar as áreas curriculares do 1º CEB e envolverá a colaboração dos docentes da escola.

Nesta primeira edição pretende-se assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, deste modo as questões formuladas estão relacionadas com a Biblioteca Escolar.

fora de porta conta com a tua participação.

Vamos descobrir quem são os mais “sabichões”.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Circo Matemático

E se, por magia, conseguisse incentivar os seus filhos a gostar de matemática?
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência dá uma ajuda.
Dia 17 de outubro, o museu recebe o Circo Matemático, uma iniciativa da Associação Ludus, que tem por objetivo promover o gosto por essa ciência tantas vezes mal amada.
Este circo não tem palhaços, leões, nem cuspidores de fogo, mas possui o mesmo encantamento e magia que lhe estão associados.
A ideia é maravilhar e assim atrair as crianças para a matemática, através de atividades lúdicas como jogos, puzzles, ilusões de ótica ou truques com cordas e cartas, realizadas num ambiente festivo e colorido.
Todas as atividades que integram este circo têm cariz matemático, estando muitas delas associadas a problemas relevantes e complexos, sendo abordadas de forma lúdica e original.
Assim, de outubro a junho, em três sessões diárias, o museu recebe escolas, grupos e famílias.
A presença requer inscrição prévia e o pagamento de 2 euros por participante.
Os mais pequenos já não têm desculpa para dizer que não gostam de matemática.
FONTE:
SANTOS, Filipa – circo matemático; in Agenda Cultural de Lisboa, Outubro 2012, nº 267, pág. 70, Câmara Municipal de Lisboa.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Novo Ano a LER+ com … Novos Livros!

No regresso às aulas a biblioteca inicia a sua atividade e, simultaneamente, a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com uma mostra de novas aquisições.

Assim, foi hoje exposto, na biblioteca escolar, um conjunto de cerca de 63 novos livros.

O enriquecimento do fundo documental foi proporcionado:
  •  pelo lucro obtido na venda de livros durante a feira do livro, realizada no final do mês de maio;
  • pela verba atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian para o desenvolvimento do projeto que as bibliotecas escolares do nosso Agrupamento mantém em parceria com a BMJS, intitulado “Eu vou à biblioteca”;
  • por algumas ofertas.
Todos os alunos da escola visitaram esta pequena Mostra, acompanhados pelos respetivos docentes e apreciaram com entusiasmo e interesse os novos recursos, como testemunham as imagens que se seguem.

Os novos livros já estão disponíveis para empréstimo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sábados em cheio - programação de outubro

Como já vem sendo habitual divulgamos a programação dos "Sábados em cheio" da responsabilidade da equipa de animação residente da Biblioteca Municipal de Loures, e passe uma tarde de sábado agradável, cheia de encanto e magia proporcionada pelos animadores da BMJS.

 Programação do mês de outubro:

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


A International Association of School Librarianship (IASL) assinala em outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano subordinado ao tema "Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro".

A biblioteca escolar irá desenvolver ao longo do mês um conjunto de atividades que serão publicitadas oportunamente.

Desde já fica o convite à participação da Comunidade Escolar nas atividades programadas.