A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Livros Miniatura de João Lizardo patente na BE


Inserido no Projeto “Eu vou à Biblioteca” a Biblioteca Escolar vai receber a visita de João Lizardo e de uma parte da sua coleção de livros miniatura, que não têm mais de 10 cm de altura, o que se relaciona com os fólios, ou seja a dobragem de uma folha A4 em 6 divisões.

Hoje, em plena era digital, onde cada vez mais o livro impresso sofre a concorrência dos e-books, é útil refletir sobre a importância dos livros miniatura, que sendo de fácil transporte e circulação, capaz de ser escondido e destruído com rapidez e sem vestígios, vingou em sociedades totalitárias, onde as obras consideradas proibidas pediam assim circular, para além de poder também ser impressos a baixos custos.

Fascinado pelo mundo dos Livros Miniatura João Lizardo foi formando uma extensa coleção com mais de 500 livros e brochuras portuguesas e estrangeiras, que inclui vários exemplares raros e icónicos, de muitas épocas e locais, que recolheu ao longo de quatro anos.

Ao estudar este cativante universo João Lizardo descobriu alguns episódios curiosos como:

  Ø   Livros tão pequenos que tiveram de ser cosidos com fios de cabelo;
  Ø   O livro mais pequeno do mundo foi impresso à noite pois a vida que rodeava o edifício poderia perturbar a sua conceção;
  Ø   O astronauta que pela primeira vez viajou até à Lua levava consigo um Livro Miniatura;
  Ø   Foi produzido um exemplar da Ilíada que cabia numa casca de noz.

Parte destes objetos invulgares e surpreendentes serão expostos na Biblioteca Escolar no dia 30 de novembro e todas as turmas do 1ºCEB irão observá-los, de acordo com a seguinte programação:

·         09H30 – 10H30: 2º/3º/4º
·         11H00 – 12H00: 4º A
·         12H00 – 13H00: 1º A
·         14H30 – 15H30: 2º A
·         16H00 – 17H00: 3º A

A visita terá associada uma componente prática, sendo os alunos convidados a fazer livros miniatura.

Os trabalhos realizados no âmbito desta oficina, pelos alunos de todas as turmas de 1ºCEB das cinco escolas com biblioteca escolar do nosso Agrupamento, serão posteriormente expostos na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lançamento do passaporte de leitor



O Passaporte de Leitor já começou a ser distribuído, em todas as bibliotecas escolares do nosso agrupamento.

Lançado no âmbito do projeto "Eu vou à biblioteca", é oferecido a todos os alunos do 1.º ao 9.º ano que o solicitem numa das bibliotecas escolares ou na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

Depois de teres lido o livro requisitado e preenchido a respetiva ficha de leitura, deves solicitar o carimbo a um responsável da biblioteca em que fizeste requisição.

Não esqueças que:
• Não são aceites leituras repetidas;
• O carimbo só será colocado se a ficha de leitura estiver totalmente preenchida.

Após completares um passaporte, podes pedir outro em qualquer uma das bibliotecas referidas.

Parte à aventura com o teu passaporte e viaja pelo mundo dos livros, assim irás dar asas à tua imaginação e conhecer outros lugares e outros tempos sem sair de onde estás.

Boas viagens, sempre na companhia do teu passaporte!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resultados do concurso “Quem quer ser sábio?”


O concurso contou com a participação de 31 alunos do 2º, 3º e 4º ano de escolaridade, assim distribuídos:
                         Ø   2º A – 10 Participantes;
                         Ø   3º A – 6 Participantes;
                         Ø   2º/3º/4º – 2 Participantes;
                         Ø   4º A – 13 Participantes.
Tendo em consideração as respostas dadas constatou-se que oito alunos responderam corretamente às três questões formuladas, obtendo a pontuação máxima - 8 pontos, porém, a vencedora foi a aluna Maria Martins Alexandre, da turma A, do 4º ano de escolaridade, por ter sido a primeira a responder acertadamente a todas as questões.
À aluna vencedora foi atribuído um diploma de participação, assim como à sua turma pela intervenção de quase todos alunos a este concurso.
O fora de porta congratula-se com o resultado e felicita todos os participantes, e desde já conta com a sua futura adesão e entusiasmo em outras atividades promovidas pela biblioteca escolar.
Eis a solução:
1.      A Biblioteca apresenta diferentes espaços:
*      Acolhimento
*      Leitura
*      Leitura multimédia
*      Leitura vídeo
*      Leitura áudio
*      Primeiras leituras

2.      Outubro é o mês dedicado às bibliotecas escolares.

3.      A cor verde é a cor que identifica a classe 9 – História e Geografia.

Resultados do concurso de adivinhas

O concurso contou com a participação de 28 alunos do 1º e 2º ano de escolaridade.

Tendo em consideração as respostas dadas constatou-se que:

 Dezanove alunos acertaram as três adivinhas;
 Sete alunos acertaram duas adivinhas;
 Dois alunos acertaram uma adivinha.

O fora de porta congratula-se com o resultado e felicita todos os participantes, e desde já conta com a sua futura adesão e entusiasmo em outras atividades promovidas pela biblioteca escolar.

Eis a solução:

1 º Adivinha - Sopa
2.º Adivinha - Cebola
3º Adivinha – Melancia

domingo, 11 de novembro de 2012

Lançamento do novo livro de Rute Fernandes na BMJS

A Biblioteca Municipal José Saramago foi o local escolhido pela editora Alfarroba para lançar no dia 16 de novembro, o novo livro de Rute Fernandes intitulado “Xica: numas fantásticas férias no Alqueva".
Este evento conta, às 15 horas, com uma sessão de apresentação do livro a uma turma de 4º ano de escolaridade, da Escola EB1/JI de Loures – a turma do 4º B, da professora Sandra Freitas - e com o lançamento ao público em geral, a realizar às 19 horas.
Rute Fernandes, nasceu em Lisboa a 6 de junho de 1971. Frequentou o curso de Gestão de Empresas no ISCTE e, após ter trabalhado na área da saúde, integra desde 2000 os quadros da empresa ANA – Aeroportos de Portugal, SA.
Casada e mãe de dois filhos, manteve sempre como principais hobbies o desenho e a pintura, tendo em 2007 nascido o desejo de escrever e ilustrar um livro infantil sobre a vida num aeroporto. Então, no ano passado, publicou o seu primeiro livro “O sonho de voar”.
Sendo uma apaixonada pelo Alentejo, onde viveu três anos, é num passeio de barco pelo Alqueva que se inspira para fazer o seu segundo livro, que tem como protagonista uma jovem de doze anos, Xica, que vive com a família na histórica vila de Monsaraz, junto à albufeira da barragem do Alqueva.
Xica leva uma vida pacata até ao dia em que encontra um rafeiro abandonado e a partir daí tudo muda, não só com ela como também no quotidiano da terra…
Pretende saber mais sobre a autora e esta história?
Então está convidado a assistir ao lançamento deste livro.



Pode também visionar o booktrailer deste livro:
                              

sábado, 10 de novembro de 2012

Feira do Livro no Pavilhão de Macau


O Pavilhão de Macau, no Parque da Cidade de Loures, vai acolher, entre 16 e 18 de novembro, das 10 às 18 horas, uma Feira do Livro que dá destaque à literatura infantil, organizada pelo Grupo Leya em articulação com a Biblioteca Municipal José Saramago.
Esta feira outlet abre portas no dia em que o escritor José Saramago completaria 90 anos de idade, facto que também serve de pretexto para destacar a sua obra literária de uma forma distinta e especial… Incluirá muitas novidades, nomeadamente, um espaço infantil e outro de lounge, assim como cerca de 400 títulos em exibição e sessões de autógrafos com autores infanto-juvenis no primeiro dia.
Aceite a sugestão da Câmara Municipal de Loures e visite este espaço! Uma oportunidade para conhecer algumas das últimas novidades do mercado livreiro nacional e, simultaneamente, uma excelente ocasião para adquirir livros com grandes descontos sobre o preço de capa.
Grandes promoções
  • Obras de José Saramago | - 50 %
  • Novidades editoriais | - 20 %
  • Outras publicações | até - 50 %
Sessões de autógrafos agendadas para dia 16 de novembro
  • Das 10h00 às 12h00 – Pedro Reisinho
  • Das 14h00 às 15h30 – José Fanha
  • Das 16h00 às 17h30 – Pedro Leitão
Aproveite esta excelente oportunidade para fazer umas compras antecipadas de natal.
Não esqueça que um livro é sempre uma boa companhia …
“O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
Padre António Vieira
FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES [Em linha][Consult. em 10-11-2012] URL: < http://www.cm-loures.pt/fonewsdetail.asp?stage=2&id=4268 >

sábado, 3 de novembro de 2012

Sábados em cheio - Programação de novembro e Exposição de divulgação da Cultura Portuguesa

Conforme vem a ser hábito divulgamos a programação dos "Sábados em cheio" relativo ao mês de novembro.



Aproveite ainda a sua tarde de sábado e visite a exposição organizada pelos técnicos da Biblioteca Municipal José Saramago subordinada ao tema "Cultura Portuguesa -séculos XII a XVIII: a inspiração dos clássicos".

Esta exposição constitui a primeira série de três mostras documentais subordinadas ao tema Aspetos da Cultura Portuguesa através dos séculos. A segunda mostra será dedicada ao século XIX e a terceira, aos séculos XX e XXI.

Com base nos recursos informativos da própria biblioteca, na enorme capacidade de síntese manifesta na exposição, a presente mostra documental testemunha o que de mais representativo foi produzido, no período de tempo considerado, na Literatura, na Música, na Pintura e no Teatro. Merece um olhar atento e uma maior divulgação.

De 16 de outubro a 15 de dezembro de 2012 fique a conhecer obras clássicas e de referência da nossa cultura e sinta orgulho em ser português.


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Visita das turmas de 3º e 4º ano à Biblioteca Municipal José Saramago

Enquadrada na comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e no Projeto “Eu vou à Biblioteca” realizou-se hoje a visita dos alunos de 3º e 4º ano à Biblioteca Municipal José Saramago, onde foram recebidos pelos técnicos António Mota, Mónica Balsa e Cristina Costa.

Esta visita foi possível graças à disponibilidade de um autocarro cedido pela CML e de uma carrinha cedida pela Junta de Freguesia de Lousa, a quem muito agradecemos.

Foi com entusiasmo que os nossos alunos assistiram à sessão de animação protagonizada pela técnica Mónica Balsa que adaptou a obra de Peter Brown, intitulada “O jardim curioso” e se comprometeram tal como Jorge, o menino da história, que descobre numa linha férrea abandonada umas plantas a morrer e decide cuidar delas de forma a transformar a sua cidade escura e cinzenta num jardim verde e luxuriante, a serem uns verdadeiros jardineiros. Para esse efeito foi distribuído a cada um sementes de girassol, de forma a dar continuidade a esta história.

Seguidamente a técnica Cristina Costa fez as honras da casa e conduziu os alunos pelas diferentes salas da BMJS, mostrando-lhes os diferentes espaços funcionais e as exposições temáticas que estão patentes ao público.

Fazemos votos que esta visita, que foi a primeira, para muitos dos alunos, se repita na companhia dos seus pais, educadores, outros familiares e amigos de forma a concretizar um dos objetivos deste projeto – motivar para a frequência da Biblioteca Escolar e/ou Municipal ao longo da sua escolaridade e da sua vida.

Eis algumas imagens desta visita inesquecível: