A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Encontro com a escritora Carla Maia de Almeida

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura e do Projeto “Eu vou à Biblioteca” recebemos hoje a visita da escritora Carla Maia de Almeida que se encontrou com os alunos das turmas da professora Magda - 1º A, da professora Laura – 2º A e da professora Patrícia – 2º/3º/4º, após terem trabalhado obras desta escritora.
Os alunos deram as boas vindas à autora com os óculos especiais colocados e após uma breve apresentação da visitante, os alunos da professora Magda (1º A) apresentaram o trabalho que desenvolveram, em conjunto com os alunos da professora Patrícia (2º/3º/4º) com base na obra “Não quero usar óculos”, a que se seguiu uma entrevista.
Respondendo a todas as questões, a nossa visitante relatou como decorria o seu dia-a-dia, que a sua primeira obra foi “O gato e a rainha só”, livro com uma componente autobiográfica e que demorou cerca de ano e meio a produzir.
Os alunos foram ainda confrontados com o primeiro esboço do que viria a ser a obra “Onde moram as casas”, concebida numa toalha de restaurante e ficaram a saber que a ideia de escrever “Não quero usar óculos” adveio da autora ter desde os quatro anos de idade de usar óculos, os quais, nos anos setenta do século passado, não eram tão bonitos quanto os atuais.
Na sequência da entrevista e aproveitando as palavras da escritora Carla Maia de Almeida alunos da professora Patrícia (2º/3º/4º) tiveram a oportunidade de apresentar a dramatização da obra “Não quero usar óculos”.
Foram muitas as questões colocadas por todos os alunos, que foram ainda surpreendidos com a apresentação do manuscrito “Não quero usar óculos”, não só escrito mas também ilustrado pela própria Carla Maia de Almeida e, assim, estabelecer a comparação com o produto final ilustrado por André Letria e editado pela Caminho.
Os alunos da professora Laura, do 2º A, apresentaram com base na obra “O gato e a rainha só” um saquinho de cheiros, que ofereceram à autora, em atenção ao gato Radar, que adorava cheirar e comer bolos de mel com passas.
Antes de proceder à sessão de autógrafos a escritora Carla Maia de Almeida teve ainda oportunidade de entregar o diploma ao aluno que primeiro identificou o autor misterioso, no concurso “À descoberta do autor misterioso” e que primeiro identificou o livro perdido no concurso intitulado “À procura do livro perdido” e de observar o trabalho desenvolvido pelos alunos que frequentam o Plano de Ocupação dos Tempos Extracurriculares (POTE) com base na obra “Onde moram as casas”.

Foi um prazer receber esta escritora que proporcionou um momento inolvidável aos alunos que com ela contactaram e que a recordarão com carinho. Por esta magnífica sessão fica aqui os nossos agradecimentos.
Até sempre!
Aqui ficam registados alguns momentos deste encontro…

… o trabalho realizado pelos alunos sob a orientação das professoras Magda e Patrícia...

… e a maquete elaborada durante o Plano de Ocupação dos Tempos Extracurriculares



Sem comentários:

Enviar um comentário