A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia da Europa



Sob o lema “Tem a ver com a Europa tem a ver consigo – participe no debate”, comemora-se hoje o Dia da Europa.

Esta data assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”. Num discurso proferido no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Esta proposta aceite pela então República Federal da Alemanha (hoje Alemanha) e por cinco outros países: França, Bélgica, Luxemburgo, Itália e Países Baixos deu origem à CECA – Comunidade do Carvão e do Aço precursora da Comunidade Económica Europeia CEE), atual União Europeia (UE).

O lema escolhido para a comemoração deste ano pretende promover nos países membros um debate sobre como deve ser a futura União Europeia, sobretudo quando a crise do euro, as taxas recorde de desemprego e a confiança perdida impera em alguns países europeus.

A Biblioteca Escolar não fica alheia a esta celebração e para a assinalar lançou uma segunda edição do concurso “Quem quer ser sábio?”, dedicado ao Dia da Europa.

O concurso decorrerá entre 9 e 16 de maio.

Concorre!

Será que vamos descobrir muitos “sabichões”?

O fora de porta conta com isso!



Fonte de consulta: COMISSÃO EUROPEIA EM PORTUGAL [em linha] [Consult. em 09-05-2013] Disponível em <http://europa.eu/about-eu/basic-information/symbols/europe-day/schuman-declaration/index_pt.htm>

Sem comentários:

Enviar um comentário