A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O dia das bruxinhas




Dia Das Bruxas - Mensagens e Imagens!


Halloween ou dia das bruxas é comemorado hoje, dia 31 de outubro.

O Halloween foi uma festa inventada pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo para marcar o fim oficial do Verão.
           
Assinalava-se assim o início do novo ano, o fim das colheitas, o regresso dos rebanhos e o armazenamento dos alimentos para o Inverno.

Nesta festa típica de Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, mal a noite cai, os mais novos vestem-se de fantasmas, bruxas, e outras criaturas, e vão de porta em porta, pedir doces e afugentar os fantasmas. Também levam lanternas, para se proteger, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... A luz significa a vida.

A tradição no nosso país é bem diferente. O costume é, no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saírem à rua em pequenos grupos para pedir o «Pão por Deus». Depois de correrem toda a vizinhança, regressam a casa com os seus sacos de pano cheios de frutos, bolachas, rebuçados, castanhas e nozes e, às vezes, até dinheiro!

Há povoações em que se chama a este dia, o «Dia dos Bolinhos». Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos – que é o dia de Finados, assinalado no dia 2 de novembro.

A Biblioteca Escolar, não esqueceu a comemoração do dia das bruxas e embora com atraso, irá comemorar este dia através da dinamização de um livro que conta as peripécias de uma bruxa muito querida e bem conhecida  – a Bruxa Mimi.

A escolha irá recair no livro intitulado “A Mimi no fundo do mar”, escrito por Valerie Thomas, ilustrado por Korky Paul e editado pela Gradiva.


 Com o mesmo intuito foi organizada uma listagem de fundo documental subordinada ao tema "Bruxaria e feitiçaria com muita fantasia", que a seguir se apresenta:


Sem comentários:

Enviar um comentário