A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comemorações que decorreram durante a interrupção lectiva da Páscoa

Iniciámos o 3º período deste ano lectivo no qual “o fora de porta” deseja que seja concluído com sucesso para todos os nossos alunos.

Durante a interrupção lectiva da Páscoa comemoraram-se duas efemérides que não podemos deixar cair no esquecimento.

A primeira, no dia 23 de Abril dedicado ao Dia Mundial do Livro. Uma data assinalada desde 1996 por iniciativa da Unesco e escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste mesmo dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. Recentemente até, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do Mundo. A Portugal esta tradição parece ainda não ter chegado, contudo convém relembrar que quando a família reserva alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes e que o tempo necessário para criar um bom leitor é de apenas dez minutos por dia, todos os dias.

Um bom leitor é, quase sempre, um bom aluno!

O gosto pelos livros e pela leitura é uma prenda que todos os pais devem dar aos filhos desde pequeninos, porque quanto mais cedo os livros entrarem na vida da criança melhor. Se ensinar a ler é tarefa da Escola, os pais poderão em casa, motivar os seus filhos para o prazer da leitura.

É neste contexto que “o fora de porta” informa que arranca amanhã, dia 28 de Abril, no Parque Eduardo VII, a 81ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorrerá até 15 de Maio e que a Biblioteca Escolar vai também realizar uma Feira do Livro, entre os dias 1 e 3 de Junho.

A segunda, no dia 25 de Abril dedicado ao “Dia da Liberdade” ou à “Revolução dos Cravos”, assinala o golpe de estado militar, ocorrido no dia 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial que vigorou durante 48 anos e criou as condições para a implantação de um regime democrático e a aprovação de uma nova Constituição da República Portuguesa.

Na Biblioteca Escolar o “Dia da Liberdade” foi assinalado através da leitura do livro de José Jorge Letria intitulado “O 25 de Abril contado às crianças … e aos outros”, da Editora Terramar e os alunos, em seguida, representaram o significado desse dia através de desenhos.

Desenho do aluno Cristian:

Desenho do aluno João Pereira:

Desenho da aluna Sara Marques:

Visão geral do painel:

Sem comentários:

Enviar um comentário