A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em outubro aconteceu ...

A Biblioteca Escolar não esqueceu a comemoração do Dia das Bruxas e, por esse motivo, procedeu durante o mês à dinamização de um livro que conta as peripécias de uma bruxa muito trapalhona e azarada – a Bruxa Mimi.

A escolha recaiu no livro intitulado “A bruxa Mimi vai à praia”, escrito por Valerie Thomas, ilustrado por Korky Paul e editado pela Gradiva.


A opção por este título justificou-se também devido ao bom tempo que se fez sentir durante as primeiras semanas, que contribuiu para muitas idas “a banhos”.

Após a leitura da história na qual os alunos foram convidados a intervir e a discorrer sobre os acontecimentos, realizou-se uma reflexão sobre os cuidados a ter numa deslocação à praia.

Os alunos mencionaram o respeito pelas indicações dos nadadores-salvadores, pelas bandeiras, indicando o significado de cada uma: verde, amarela, vermelha, azul e branca aos quadrados pretos, pelas horas de digestão e o uso de protetor solar.

Para evitar queimaduras indesejáveis e danos irreversíveis na pele foi distribuído um relógio para prevenção da exposição solar, que cada aluno pintou com três cores: vermelho – no período de perigo de exposição (ou seja, entre as 12:00 e as 16:00 horas), amarelo – no período que exige prudência (entre as 11:00 e as 12:00 horas e entre as 16:00 e 17:00 horas) e verde - no período aconselhável (das 6:00 até às 11:00 horas).

Fica aqui o registo de um exemplo do trabalho desenvolvido:


Com o mesmo intuito de comemorar o Dia das Bruxas organizou-se no dia 27 de outubro uma Mostra de Livros subordinada ao tema “Quando a bruxa é … PROTAGONISTA”, que se prolonga até ao próximo dia 3 de novembro.

A decoração do espaço expositivo levado a cabo pela assistente Carla Esteves e apoiada pela D. Cristina recriou um ambiente de mistério, onde não faltou a vassoura voadora, os morcegos, o chapéu da bruxa, as teias de aranha, o gato preto, …

Eis algumas imagens elucidativas:


Sem comentários:

Enviar um comentário