A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia Mundial da Terra 2013


Hoje, dia 22 de abril celebra-se o Dia da Terra, que foi criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Este dia passou a ser adotado mundialmente como Dia Mundial da Terra, vinte anos depois em 1970.

A celebração de 2013 tem como tema “O Rosto das Alterações Climáticas”, sendo dados a conhecer exemplos deste fenómeno global por todo o Mundo, bem como o que está a ser feito para o combater.

A escolha do tema deste ano parte da formulação de uma pergunta: Qual o rosto das mudanças climáticas?

As alterações climáticas têm muitas faces, segundo diz o site da campanha promovida pela Rede Dia da Terra. “É a de um homem nas Maldivas preocupado com a família em função do aumento do nível do mar, ou de um agricultor do Kansas lutando para sobreviver perante a devastação provocada por um longo período de secas, mas também contempla o urso polar isolado devido ao degelo do Ártico, o tigre nas florestas ameaçadas da Índia, o orangotango nas florestas indonésias dizimadas por incêndios cada vez mais frequentes e pelas secas”.

Através das fotos mostra-se como o degelo no Ártico contribui para a diminuição do habitat do urso polar e como as cheias e ciclones afetam a disponibilidade de água potável no Bangladesh e, simultaneamente como algumas iniciativas estão a mitigar o fenómeno pela criação de uma economia mais verde e da adoção de um estilo de vida mais sustentável.

Todos os cidadãos são convidados a participar nesta comemoração. Para tal só tem de colocar uma foto que ilustre a sua visão sobre as alterações climáticas, ou a sua proposta de solução.
Basta fazer upload de uma imagem, adicionar a localização, bem como uma curta descrição em

Um fio Twitter permite igualmente seguir o acontecimento graças ao hashtag #faceofclimate, e é possível compartilhar cada foto no Facebook, Tumblr ou Pinterest.

Adira a esta iniciativa que tem como objetivo consciencializar e demonstrar aos líderes políticos a necessidade de agir e o caminho a seguir para que a Terra continue a ser o habitat de todos os seres vivos.
                    

Sem comentários:

Enviar um comentário