A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

terça-feira, 2 de abril de 2013

Semana da Leitura 2013

Este ano, o PNL (Plano Nacional de Leitura) propôs que a 7ª edição da Semana da Leitura se centre no tema “O MAR”, o que faz todo o sentido num país onde é visível a importância histórica, económica e artística assumida pelo mar, tendo constituído uma fonte de inspiração nas mais variadas áreas culturais e artísticas e desempenhado um papel determinante enquanto elemento unificador e catalisador de criatividade, por outro lado há a destacar a extraordinária dimensão marítima do nosso país.
Com efeito, Portugal possui uma área terrestre de cerca de 91.763 Km, o que corresponde ao 110º lugar na ordenação dos países em termos de dimensão. No entanto, possui soberania ou jurisdição sobre uma extensíssima área marítima, da ordem de 1.720.560 Km, incluindo águas interiores, mar territorial e Zona Económica Exclusiva (ZEE). Esta área marítima corresponde a cerca de 18,7 vezes a área terrestre nacional e torna o nosso país detentor da 11ª maior área mundial de águas jurisdicionais.
Assim, entre 8 e 19 de abril, esta iniciativa, subordinada no nosso Agrupamento ao mote “Faz dos livros a tua onda”, convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
Das várias atividades previstas para a nossa escola destaca-se:
Ø 8 de abril
Momentos de Leitura – Leitura de obras/textos que abordam a temática do Mar, em simultâneo em todas as escolas do Agrupamento
Ø15 de abril
Encontro da escritora Carla Maia de Almeida com alunos do 1º e 2º ano de escolaridade (2 sessões: 9h30 e 11h00)
ØDe 8 a 19 de abril
m Ler + com amigos e pais
Pais, encarregados de educação e outros familiares são convidados a vir à escola ler uma história.
m Exposição de trabalhos realizados pelos alunos
m Mostra temática sobre o Mar
m Exposição de novas aquisições
m Concursos “À descoberta do Autor Misterioso” e “À procura do Livro Perdido”
m Divulgação do TOP TEM
Livros: os 10 livros + lidos
Autores
Turma e/ou Aluno + leitor
 “O fora de porta” convida toda a Comunidade Educativa para participar nas atividades programadas e a ajudar a tornar a nossa SEMANA num autêntico OCEANO de leituras.
Aqui fica o cartaz com a programação da Semana de Leitura do nosso Agrupamento:

Sem comentários:

Enviar um comentário