A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia da Europa


O dia 9 de Maio é identificado como “Dia da Europa”, porém poucas pessoas sabem o que se passou nesta data e em que ano terá tido lugar esse acontecimento.

Com efeito, poucos cidadãos europeus sabem que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa Comunitária, numa altura em que muitos dos países deste continente encontravam-se em reconstrução, após a 2ª Guerra Mundial e divididos em dois blocos com sistemas económicos distintos, o que desencadeou um autêntico clima de “Guerra Fria”.

Nesse dia, em Paris, a imprensa foi convocada para as dezoito horas no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, quartel-general do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, para uma "comunicação da maior importância".

As primeiras linhas da declaração de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, propôs a criação de uma Europa organizada, coesa, solidária e capaz de fomentar a cooperação e de preservar a Paz.

Era assim proposta a criação de uma instituição europeia supranacional, incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar, o carvão e o aço.

Os países eram assim convidados a renunciar ao controlo exclusivamente nacional destes recursos fundamentais para a guerra, que tinha terminado cinco anos antes, e da qual resultaram incalculáveis prejuízos materiais e, sobretudo, danos morais: ódios, rancores e preconceitos.

Assim, tudo começou nesse dia, razão que levou os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, a decidirem celebrar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa".

A adesão à União Europeia implica a adopção de valores da paz e da solidariedade, alicerce base do edifício comunitário. Só a união dos povos pode garantir à Europa a hegemonia e a sua influência no Mundo.

Estes valores concretizam-se no desenvolvimento económico e social e no equilíbrio ambiental e regional, únicos garantes de uma distribuição equilibrada do bem-estar entre os cidadãos.

Desejamos que hoje, a celebração do “Dia da Europa” constitua em muitos países europeus uma oportunidade para reflectir no papel desempenhado pela União Europeia na aproximação dos seus cidadãos e na entreajuda dos povos.

Fonte de consulta: http://europa.eu/abc/symbols/9-may/euday_pt.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário