A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Festa dos Museus 2011


Comemorado em todo o mundo a 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus alia-se à Noite dos Museus, que ocorreu no sábado, dia 14.

Ambas as celebrações permitem visitar exposições à noite, assistir a concertos, filmes e a uma série de eventos que pretendem dinamizar e chamar o público para estas instituições, até porque são dias com acesso gratuito a quase todos os eventos. O tema das comemorações de 2011 é "Museu e Memória. Os objectos contam a vossa história".

Sendo os Museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objectos das suas colecções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus - é que todos encarem esses objectos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando por isso de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação.

Revela-se, assim, de grande oportunidade o mote das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2011, devendo todas as actividades organizadas pelos museus contribuir para informar e mobilizar as comunidades e a sociedade em geral para a necessidade de encarar o Património como algo de seu, a proteger e a valorizar, para poder vir a ser fruído pelas gerações futuras.

Em Portugal, e um pouco por todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus, e a Noite dos Museus é adaptada a cada instituição.

A maioria das actividades nos museus nacionais envolve visitas guiadas, concertos, actividades para crianças e a oferta, entre outras "memórias", de um livro, de uma publicação ou de um CD de música clássica. Esta oferta decorre de uma parceria com a Direcção Geral das Artes (DGArtes) e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).

O “fora de porta” destaca algumas actividades e eventos no Concelho de Loures:

 18 de Maio – Museu de Cerâmica de Sacavém

10h30– 2h30 | 14h30-16h30 – Passeio Temático | Memórias na Objectiva

Realização de um fotopaper pela ruas da Sacavém antiga, onde se irá (re)descobrir aspectos relacionados com as histórias da cidade e da antiga Fábrica de Loiça, através dos edifícios civis, religiosos e da toponímia.
Público-alvo | Comunidade escola
Público em geral

 18 de Maio – Museu Municipal de Loures

10h00 | 15h00 – Passeio Temático | Aves(tá-las) no Convento

Inauguração de um percurso de observação de aves nos jardins do museu e antiga cerca do Convento, destacando a sua importância no ecossistema e na relação com a envolvente do espaço museológico.
Destina-se ao Público em geral

Faça a sua marcação e/ ou confirmação até dia 17 de Maio, através dos telefones 211 150 673/ 211 150 660

Fonte de consulta:
• Site do IMC – Instituto dos Museus e da Conservação:
http://www.imc-ip.pt/pt-PT/Default.aspx

• Site da Câmara Municipal de Loures:
http://www.cm-loures.pt/Agenda_maio11_DMuseus.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário