A porta

A porta
Lógotipo da Biblioteca Escolar

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como seria o mundo sem …os media? aos olhos dos alunos do 3º A


Os alunos da turma A, do 3º ano, da professora Gabriela aceitaram o repto de imaginar como seria o mundo sem rádio, televisão, telefone e telemóvel. Fica o registo de alguns dos textos apresentados pelos alunos da turma, quando questionados sobre “Como seria o mundo sem…”

 … RÁDIO

“Se não tivéssemos rádio não podíamos ouvir as notícias”. (Simão Pereira)

“Não podíamos ouvir música quando vamos a algum lado. Com a invenção da rádio, já podemos ouvir música no carro”. (Ricardo Coelho)

… TELEVISÃO

“No mundo sem televisão seria difícil haver realizadores e ninguém ganharia dinheiro com a profissão de actor ou de realizador”. (Rui)

“No mundo sem televisão não se podia saber as notícias, nem ver os factos ocorridos nos outros países, cidades…As pessoas sem televisão não podiam ver os telejornais e outros programas televisivos” (Bruna Ribeiro), assim como “não sabíamos o tempo que iria estar” (Bernardo Esteves), “nem o que deveríamos usar”. (Sérgio Gomes)

… TELEFONE

“O mundo sem telefone seria muito diferente porque as pessoas para comunicarem teriam de ir pessoalmente a casa uma das outras. E também não conseguiríamos viver sem telefone, porque em algumas situações de perigo ele é muito útil”. (Gonçalo)

… TELEMÓVEL

“Eu não conseguia viver sem um telemóvel porque numa situação de perigo ele é útil. Como, por exemplo, quando alguém está ferido essa pessoa pode telefonar ao 112”. (Tiago Lopes) (o aluno Pedro Pais expressou também a mesma ideia)

“O mundo sem telemóvel colocaria algumas dificuldades se quiséssemos comunicar com uma pessoa que estivesse longe. Teríamos de enviar cartas, que demorariam tempo a chegar ao destino”. (Rodrigo)

“Se não houvesse telemóvel as pessoas não podiam comunicar de um sítio para o outro e teriam de estar ao pé uma das outras, para contactar de viva voz”. (Alexandre Ferreira)

“Se não houvesse telemóvel as pessoas não podiam telefonar a partir de qualquer lugar aos seus amigos, nem falar com outras pessoas. É muito útil quando há uma urgência porque pode salvar a vida de alguém”. (João Sebastião)

“Sem telemóvel as pessoas não podem comunicar com os amigos, com colegas ou um familiar que esteja noutra cidade, vila ou aldeia”. (Pedro Valério)

  “O mundo (sem telemóvel) seria aborrecido e gastaríamos mais dinheiro em deslocações. A não ser que… escrevêssemos uma carta, mas demoraria dois dias a chegar ao destino! Por isso, ainda bem que inventaram as novas tecnologias, principalmente o telemóvel! (Maria Alexandre)

Sem comentários:

Enviar um comentário